É possível que em grandes redes, usando diversos switches, p...
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Alternativa Correta: A - STP
O protocolo STP (Spanning Tree Protocol) é fundamental em grandes redes de computadores que utilizam diversos switches. Ele é projetado para evitar loops de rede, que podem ocorrer quando há múltiplos caminhos redundantes entre os dispositivos de rede.
Vamos entender por que a alternativa A está correta e os conceitos relevantes:
STP (Spanning Tree Protocol): Este protocolo é utilizado para evitar loops em uma rede de switches. O STP cria uma topologia lógica de árvore, eliminando os caminhos redundantes, mas deixando um caminho principal ativo para comunicação. Isso garante que os pacotes de dados sigam um caminho único e eficiente, prevenindo colisões e congestionamentos.
Como o STP Funciona:
- Os switches trocam informações entre si usando BPDUs (Bridge Protocol Data Units).
- Um switch raiz é eleito com base nas prioridades dos switches e nos endereços MAC.
- Os caminhos redundantes são bloqueados para evitar loops, mas podem ser ativados se o caminho principal falhar.
Conhecimentos necessários para resolver a questão:
Para resolver corretamente essa questão, é importante que você entenda os conceitos de redes de computadores, particularmente o papel dos switches e protocolos de prevenção de loops. É necessário saber que o STP é um protocolo que atua especificamente para escolher o caminho mais eficiente, evitando problemas de redundância em redes grandes.
Vamos analisar brevemente as outras alternativas para entender por que estão incorretas:
UDP: O UDP (User Datagram Protocol) é um protocolo de transporte, não um protocolo de camada de enlace como o STP. Ele é usado para a transmissão de dados sem garantia de entrega, não para evitar loops de rede.
RTP: O RTP (Real-time Transport Protocol) é usado para a entrega de mídia em tempo real, como áudio e vídeo. Ele não está relacionado à escolha de caminhos em uma rede de switches.
SMT: O SMT (System Management Technology) é um termo genérico que pode se referir a várias tecnologias de gerenciamento de sistemas, mas não é um protocolo para evitar loops em redes.
ATM: O ATM (Asynchronous Transfer Mode) é uma tecnologia de comutação de células que suporta diferentes tipos de tráfego, mas não é um protocolo usado para prevenir loops em redes de switches.
Portanto, a alternativa A - STP é a correta, pois se refere diretamente ao protocolo que garante a escolha do caminho mais eficiente em uma rede de switches, evitando loops e garantindo uma comunicação eficiente.
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Spanning Tree Protocol (referido com o acrónimo STP) é um protocolo para equipamento de rede que permite resolver problemas de loop em redes comutadas cuja topologia introduza anéis nas ligações. O algoritmo de Spanning Tree determina qual é o caminho mais eficiente entre cada segmento separado por bridges ou switches. Caso ocorra um problema nesse caminho, o algoritmo irá recalcular, entre os existentes, o novo caminho mais eficiente, habilitando-o automaticamente.O nome deriva do algoritmo spanning tree em teoria dos grafos.
O UDP dá às aplicações acesso direto ao serviço de entrega de datagramas, como o serviço de entrega que o IP dá. O UDP é pouco confiável, sendo um protocolo não orientado para conexão. Não existem técnicas no protocolo para confirmar que os dados chegaram ao destino corretamente. O UDP usa número de porta de origem e de destino de 16 bits.
RTP (do inglês Real-time Transport Protocol) é um protocolo de redes utilizado em aplicações de tempo real como, por exemplo, entrega de dados áudio ponto-a-ponto, como Voz sobre IP. Define como deve ser feita a fragmentação do fluxo de dados áudio, adicionando a cada fragmento informação de sequência e de tempo de entrega. O controle é realizado pelo RTCP - Real Time Control Protocol. Ambos utilizam o UDP como protocolo de transporte, o qual não oferece qualquer garantia que os pacotes serão entregues num determinado intervalo. Os protocolos RTP/RTCP são definidos pela RFC 3550 do IETF (Internet Engineering Task Force).
SMT - Não achei..
ATM - Os protocolos dos ATM encapsula os dados em pacotes de tamanho fixo de 53 bytes (48 bytes de dados e 5 de cabeçalho). No ATM estes pacotes são denominados de células. Uma célula é análoga a um pacote de dados, à exceção que numa das células ATM nem sempre contém a informação de endereçamento de camada superior nem informação de controle de pacote.
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