Assinale a alternativa que apresenta a adequada análise do f...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (12)
- Comentários (21)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
OBS: "QUERIA" - PRETÉRITO IMPERFEITO DO INDICATIVO;
"QUERERIA" - FUTURO DO PRETÉRITO DO INDICATIVO.
CRASE FACULTATIVA - "ATÉ MINHA MARIA". IN CASU, HAVENDO A COMBINAÇÃO DA PREPOSIÇÃO "A", COM O ARTIGO "O", TEM QUE TER CRASE.
B: errada
LHES: é um termo anafórico(CORRETO) mas não retoma a brasileiro, retoma a INICIANTES
Há múltiplas temáticas compreendidas pela questão, a saber: colocação pronominal, coesão textual, tempo verbal e fenômeno crásico. Cada qual está presente nos itens a seguir. Analisemos detidamente um a um:
a) “Me empresta o seu livro do Veríssimo”? (7º§) ilustra um caso de ênclise e “Falar ‘empresta-me’” (7º§) constitui um exemplo de próclise.
Incorreto. Trocou-se a definição: na primeira frase (me empresta o seu livro do Veríssimo?) ocorre próclise, visto que o pronome está anteposto ao verbo; em contrapartida, na segunda (empresta-me), há ênclise, ou seja, pronome posposto ao verbo;
b) “As explicações acontecem com exemplos reais, a fim de mostrar-lhes a língua como ela é.” (2º§) O pronome “lhes” tem função anafórica ao retomar o termo “brasileiros”
Incorreto. O pronome átono "lhes" refere-se ao substantivo "iniciantes". Leia um fragmento maior: "(...) Então, a lição inicial é fazer com que os iniciantes entendam a diferença entre ambos os verbos, já que na língua do Tio Sam tal diferença só é percebida no contexto comunicativo. As explicações acontecem com exemplos reais, a fim de mostrar-lhes a língua como ela é".
c) “Nós quereremos um apartamento de frente para o mar”, usam a corriqueira forma composta “Vamos querer...” (5º§). A forma verbal “quereremos” está flexionada no futuro do presente do indicativo.
Correto. Precisamente, acha-se na terceira pessoa do plural (nós) do futuro do presente do indicativo;
d) “Não, não sou vidente, não me refiro ao amanhã, refiro-me ao tempo gramatical.” (5º§) Se o termo “tempo” for substituído por “pessoa”, o uso do acento indicativo de crase no “a” que antecederá “pessoa” será facultativo.
Incorreto. Se trocado o termo "amanhã", masculino e determinado por artigo "o", pelo substantivo "pessoa", também haverá determinação por artigo e resultará em crase: não me refiro a + a pessoa = à pessoa. A marcação é obrigatória.
Letra C
Creio que a letra B também está errado pelo fato de "lhes" ser um termo endofórico, e não anafórico. Ou seja, o termo retoma "iniciantes" e não "brasileiros", e "iniciantes" está dentro do texto, por isso endofórico.
As estatísticas desta questão estão bugadas
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo