A seção transversal de terraplenagem cujo corte atingir esp...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Primeiramente faz-se importante definir que a pavimentação consiste no revestimento de um piso ou terreno. De forma simplificada, as camadas que podem constituir um pavimento são, da mais interior para a mais exterior:
- Subleito: material de fundação do pavimento;
- Leito/Regularização: camada situada acima do subleito, formada pelas movimentações de terra na terraplenagem para conceber o greide de projeto;
- Reforço de subleito: camada com propriedades geotécnicas inferiores as da sub-base, empregada com o intuito de reduzir a espessura dessa última por motivos econômicos;
- Sub-base: camada intermediária entre o reforço do subleito e a base. Ela tem a função de controlar deformações e compatibilizar o comportamento mecânico das camadas, podendo sua existência ser desnecessária;
- Base: camada que resiste e distribui as ações provenientes das cargas verticais;
- Revestimento: camada localizada acima da base, na posição mais externa. Sua função é receber a ação do tráfego diretamente.
A Norma DNIT 137/2010 - ES (DNIT, 2010) trata sobre a regularização do subleito. Em sua seção 3.1, conta que a regularização do subleito consiste na “operação destinada a conformar o leito estradal, transversal e longitudinalmente, obedecendo às larguras e cotas constantes das notas de serviço de regularização de terraplenagem do projeto, compreendendo cortes ou aterros até 20 cm de espessura."
Tendo em vista a citação da norma DNIT, tem-se que a afirmação do enunciado está errada.
Gabarito do professor: errado.
DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (2013). DNIT 137/2010-ES – Pavimentação – Regularização do subleito - Especificação de serviço. Rio de Janeiro, 2010.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A REGULARIZAÇÃO DO SUBLEITO é uma operação destinada a CONFORMAR O LEITO ESTRADAL, TRANSVERSAL E LONGITUDINALMENTE, OBEDECENDO AS LARGURAS E COTAS DA CAMADA FINAL DE TERRAPLENAGEM. Esse serviço COMPREENDE CORTES E ATERROS ATÉ 20 CM DE ESPESSURA, em espessuras variáveis.
A regularização DEVE SER EXECUTADA PRÉVIA E ISOLADAMENTE DA CONSTRUÇÃO DE OUTRA CAMADA DO PAVIMENTO, ou seja, É UMA ETAPA QUE NÃO SE CONFUNDE COM A OPERAÇÃO DE CONSTRUÇÃO DA PRIMEIRA CAMADA DO PAVIMENTO.
Além disso, A REGULARIZAÇÃO É EXECUTADA POSTERIORMENTE À CONSTRUÇÃO DOS CORTES E DE ATERROS COM ESPESSURAS SUPERIORES A 20 CM, da mesma forma, NÃO SE CONFUNDINDO COM OPERAÇÕES DE TERRAPLENAGEM.
NORMA DNIT 137/2010- ES
Condições gerais
b) Cortes e aterros com espessuras superiores a 20 cm devem ser executados previamente à execução da regularização do subleito, de acordo com as especificações de terraplenagem DNIT 105/2009ES, DNIT 106/2009-ES, DNIT 107/2009-ES e DNIT 108/2009-ES.
A norma não diz que é dispensado, apenas que o corte ou aterro deve ser realizado previamente.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo