A seção transversal de terraplenagem cujo corte atingir esp...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2114501 Engenharia Civil
Tendo como referência um segmento hipotético em corte de um projeto de engenharia de pavimento flexível, julgue o item a seguir.  
A seção transversal de terraplenagem cujo corte atingir espessura superior a 20 cm dispensará o serviço de regularização do subleito. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Primeiramente faz-se importante definir que a pavimentação consiste no revestimento de um piso ou terreno. De forma simplificada, as camadas que podem constituir um pavimento são, da mais interior para a mais exterior:

 

- Subleito: material de fundação do pavimento;

- Leito/Regularização: camada situada acima do subleito, formada pelas movimentações de terra na terraplenagem para conceber o greide de projeto;

- Reforço de subleito: camada com propriedades geotécnicas inferiores as da sub-base, empregada com o intuito de reduzir a espessura dessa última por motivos econômicos;

- Sub-base: camada intermediária entre o reforço do subleito e a base. Ela tem a função de controlar deformações e compatibilizar o comportamento mecânico das camadas, podendo sua existência ser desnecessária;

- Base: camada que resiste e distribui as ações provenientes das cargas verticais;

- Revestimento: camada localizada acima da base, na posição mais externa. Sua função é receber a ação do tráfego diretamente.

 

A Norma DNIT 137/2010 - ES (DNIT, 2010) trata sobre a regularização do subleito. Em sua seção 3.1, conta que a regularização do subleito consiste na “operação destinada a conformar o leito estradal, transversal e longitudinalmente, obedecendo às larguras e cotas constantes das notas de serviço de regularização de terraplenagem do projeto, compreendendo cortes ou aterros até 20 cm de espessura."

 

Tendo em vista a citação da norma DNIT, tem-se que a afirmação do enunciado está errada.

 

Gabarito do professor: errado.

 

DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (2013). DNIT 137/2010-ES – Pavimentação – Regularização do subleito - Especificação de serviço. Rio de Janeiro, 2010.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A REGULARIZAÇÃO DO SUBLEITO é uma operação destinada a CONFORMAR O LEITO ESTRADAL, TRANSVERSAL E LONGITUDINALMENTE, OBEDECENDO AS LARGURAS E COTAS DA CAMADA FINAL DE TERRAPLENAGEM. Esse serviço COMPREENDE CORTES E ATERROS ATÉ 20 CM DE ESPESSURA, em espessuras variáveis.

A regularização DEVE SER EXECUTADA PRÉVIA E ISOLADAMENTE DA CONSTRUÇÃO DE OUTRA CAMADA DO PAVIMENTO, ou seja, É UMA ETAPA QUE NÃO SE CONFUNDE COM A OPERAÇÃO DE CONSTRUÇÃO DA PRIMEIRA CAMADA DO PAVIMENTO.

Além disso, A REGULARIZAÇÃO É EXECUTADA POSTERIORMENTE À CONSTRUÇÃO DOS CORTES E DE ATERROS COM ESPESSURAS SUPERIORES A 20 CM, da mesma forma, NÃO SE CONFUNDINDO COM OPERAÇÕES DE TERRAPLENAGEM

NORMA DNIT 137/2010- ES 

Condições gerais 

b) Cortes e aterros com espessuras superiores a 20 cm devem ser executados previamente à execução da regularização do subleito, de acordo com as especificações de terraplenagem DNIT 105/2009ES, DNIT 106/2009-ES, DNIT 107/2009-ES e DNIT 108/2009-ES.

A norma não diz que é dispensado, apenas que o corte ou aterro deve ser realizado previamente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo