Em “Alguns dos recém-nascidos desse grupo podem desenvolver...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão exige conhecimentos de classes gramaticais e interpretação textual.
Trecho a ser analisado: “Alguns dos recém-nascidos desse grupo podem desenvolver sintomas clínicos e deficiências na vida adulta, afetando, sobretudo, a visão”.
- Alguns: Pronome indefinido -> pronome que se aplica à terceira pessoa gramatical de maneira vaga e indeterminada
- Clínicos: Adjetivo -> atribui característica a um substantivo (no caso, “sintomas”)
- Sobretudo: Advérbio -> atribui característica a um verbo, adjetivo ou outro advérbio (no caso, atribui intensidade ao verbo “afetando”)
A) INCORRETA. “Alguns” é um pronome indefinido, entretanto “clínicos” não é um substantivo (palavras que nomeiam seres), mas sim um adjetivo, e “sobretudo” seria uma preposição caso apresentasse a grafia das palavras separadas (“sobre tudo”).
B) INCORRETA. “Alguns” não é um advérbio por não atribuir característica a um verbo, adjetivo ou outro advérbio, de modo que é um pronome indefinido. “Clínicos” é um adjetivo e “sobretudo” é um advérbio.
C) INCORRETA. “Alguns” não indica um número específico, apesar de dar a ideia de quantidade. Por implicar um caráter de indefinição, é um pronome indefinido. “Clínicos” é um adjetivo pois está conferindo uma característica ao substantivo “sintomas”, e não atuando como o substantivo em si. “Sobretudo” seria uma preposição apenas caso apresentasse a grafia das palavras separadas (“sobre tudo”).
D) INCORRETA. Pronomes relativos retomam termos anteriores do texto, o que não é o caso de “alguns” no trecho analisado, no qual exerce a função de pronome indefinido. “Clínicos” é um adjetivo, entretanto, “sobretudo” seria uma preposição apenas caso apresentasse a grafia das palavras separadas (“sobre tudo”).
E) CORRETA. As classes gramaticais de cada termo foram corretamente indicadas.
Gabarito: Letra E
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
E
E
Pronomes indefinidos são aqueles que se referem à 3ª pessoa do discurso de modo vago, genérico e impreciso. Pode funcionar como pronome adjetivo ou pronome substantivo. Veja:
Todos poderão participar do concurso literário.
Muitos alunos dessa escola foram classificados para a fase final do concurso.
Alguns pronomes indefinidos são variáveis, ou seja, sofrem flexão de gênero e número, como nenhum, outro, qualquer. Outros são invariáveis, como tudo, nada, cada, quem.
Quando um grupo de palavras desempenha função de pronome indefinido, recebe o nome de locução pronominal indefinida. Exemplos: qualquer um, cada qual, todo aquele que etc....
E
Alguns - Pronome indefinido (um, uns, uma, umas...)
Clínicos - está qualificando o termo anterior (sintomas), logo está dizendo o estado do sintoma.
Sobretudo - é um advérbio por ser invariável.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo