Caso o pavimento flexível seja constituído de base de solo ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2114503 Engenharia Civil
Tendo como referência um segmento hipotético em corte de um projeto de engenharia de pavimento flexível, julgue o item a seguir.  
Caso o pavimento flexível seja constituído de base de solo melhorado com cimento, deverá ser realizado ensaio de deflexão depois de, no mínimo, sete dias da cura dessa camada, feita com emulsão asfáltica RR-2C ou com emulsão asfáltica para imprimação. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Primeiramente faz-se importante definir que a pavimentação consiste no revestimento de um piso ou terreno.

 

De forma simplificada, as camadas que podem constituir um pavimento são, da mais profunda para a mais superficial:

 

- Subleito: material de fundação do pavimento;

- Leito: camada situada acima do subleito, formada pelas movimentações de terra na terraplenagem para conceber o greide de projeto;

- Reforço de subleito: camada com propriedades geotécnicas inferiores as da sub-base, empregada com o intuito de reduzir a espessura dessa última por motivos econômicos;

- Sub-base: camada intermediária entre o reforço do subleito e a base. Ela tem a função de controlar deformações e compatibilizar o comportamento mecânico das camadas, podendo sua existência ser desnecessária;

- Base: camada que resiste e distribui as ações provenientes das cargas verticais;

- Revestimento: camada localizada acima da base, na posição mais externa. Sua função é receber a ação do tráfego diretamente.

 

A Norma DNIT 142/2022 - ES (DNIT, 2022) trata sobre o serviço com base de solo melhorado com cimento. Em sua seção 3.2, ela define o solo melhorado com cimento como o "material proveniente da mistura de solo (com ou sem adição de material granular), cimento e água, em proporções previamente determinadas por processo próprio de dosagem, de forma que o teor selecionado promova a melhoria das caraterísticas do material, tais como granulometria, redução da expansão, etc., propiciando seu emprego como material de pavimentação e o atendimento às exigências de projeto. Os teores de cimento para a mistura de solo melhorado usualmente estão situados na faixa de 2% a 4%, em massa, em relação à massa total seca da mistura."

 

A Norma DNIT 142/2022 - ES (DNIT, 2022) trata sobre a cura em sua seção 5.4.9, fixando que:

 

5.4.9 Cura

 

Logo após a execução da camada, a base de solo melhorado com cimento deve ser submetida a um processo de cura, devendo ser protegida da perda rápida de umidade, por pelo menos sete dias, antes da execução da camada de revestimento.

 

A cura deve ser realizada com Emulsão Asfáltica RR-2C ou Emulsão Asfáltica para Imprimação – EAI, as quais devem estar em conformidade com a norma DNIT 165 – EM, seguindo as técnicas previstas na norma DNIT 144 – ES: Pavimentação – Imprimação com ligante asfáltico. [...]”.

 

Por sua vez, em sua seção 7.3.3, a Norma DNIT 142/2022 - ES (DNIT, 2022) trata sobre o controle construtivo por deflexão, estabelecendo, dentre outras coisas, que:

 

"7.3.3 Controle construtivo por deflexão

 

Deve ser realizado o controle construtivo por deflexão, após, no mínimo, sete dias de cura, antes da construção da próxima camada, para verificar o atendimento ao valor previsto no projeto de dimensionamento. [...]".

 

Visto isso, com base nos trechos citados acima, verifica-se que a afirmação do enunciado está correta. Logo, a afirmativa da questão está correta.

 

Gabarito do professor: certo.

 

DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (2010). DNIT 142/2022-ES – Pavimentação – Base de solo melhorado com cimento – Especificação de serviço. Rio de Janeiro, 2022.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Logo após a execução da camada, A BASE DE SOLO MELHORADO COM CIMENTO DEVE SER SUBMETIDA A UM PROCESSO DE CURA, devendo ser protegida da perda rápida de umidade, PELO MENOS SETE DIAS, ANTES DA EXECUÇÃO DA CAMADA DE REVESTIMENTO.

A CURA DEVE SER REALIZADA COM EMULSÃO ASFÁLTICA RR-2C COM TAXA DE APLICAÇÃO SUGERIDA DE 0,6 L/M² ou EMULSÃO ASFÁLTICA PARA IMPRIMAÇÃO – EAI COM TAXA DE APLICAÇÃO SUGERIDA ENTRE 0,9 L/M² E 1,7 L/M², as quais devem estar em conformidade com as suas respectivas normas. 

DEVE SER REALIZADO O CONTROLE CONSTRUTIVO POR DEFLEXÃO, APÓS, NO MÍNIMO, SETE DIAS DE CURA, ANTES DA CONSTRUÇÃO DA PRÓXIMA CAMADA, para verificar o atendimento ao valor previsto no projeto de dimensionamento. A DEFLEXÃO CARACTERÍSTICA DE CADA SUBTRECHO OU SEGMENTO, PARA UM NÚMERO MÍNIMO DE 15 DETERMINAÇÕES, DEVE SER COMPARADA COM AQUELA ESTABELECIDA EM PROJETO. As deflexões PODEM SER MEDIDAS COM VIGA BENKELMAN OU POR FWD A CADA 20 M POR FAIXA ALTERNADA E A CADA 40 M NA MESMA FAIXA PARA DETERMINAR A DEFLEXÃO MÁXIMA (D)

revisar

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo