Julgue o item subsequente. Uma das principais distinções ent...
Julgue o item subsequente.
Uma das principais distinções entre o Windows e o Linux reside em suas licenças. Enquanto o Linux é um sistema operacional proprietário, sob os direitos autorais da Microsoft, requerendo pagamento para uso, o Windows é um sistema de código aberto. Isso significa que o Linux cobra uma taxa para utilização, variando conforme a edição desejada. No caso do Windows, o software é gratuito e de acesso livre. Quando se adquire um computador com o Linux já instalado, o custo da licença é incluído no preço do equipamento, ao passo que o Windows não implica em tais encargos.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (17)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E - Errado
Vamos analisar a questão que aborda as diferenças entre os sistemas operacionais Windows e Linux, focando principalmente em seus modelos de licença e custo.
Primeiramente, é importante entender que o Linux é um sistema operacional de código aberto e é distribuído sob várias licenças que seguem os princípios do software livre. Isso significa que a maioria das distribuições Linux é gratuita para uso, modificação e redistribuição. Alguns exemplos de distribuições gratuitas são o Ubuntu, Debian e Fedora. Há, entretanto, distribuições que oferecem suporte pago, mas isso não altera o fato de que o código-fonte permanece aberto e acessível para todos.
Por outro lado, o Windows é um sistema operacional proprietário, desenvolvido e licenciado pela Microsoft. Para usar o Windows, é necessário adquirir uma licença, que é paga. O custo dessa licença pode variar dependendo da versão do Windows (Home, Pro, Enterprise, etc.).
Vamos então justificar o porquê da alternativa correta ser "Errado":
A afirmação apresentada na questão inverte o conceito dos dois sistemas:
- Ela diz que Linux é um sistema proprietário da Microsoft e que requer pagamento para uso. Isto está errado. Linux não é proprietário e a maioria de suas distribuições é gratuita.
- Diz também que o Windows é de código aberto e gratuito, o que também está incorreto. O Windows é um sistema operacional proprietário e pago.
É importante destacar que:
- Linux - Software livre, código aberto, geralmente gratuito.
- Windows - Software proprietário, licença paga, código fechado.
Portanto, a afirmação contida na questão está incorreta, justificando a alternativa "Errado".
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito Errado
Quem dera se o Windows fosse de graça, kk
Analisando o enunciado em tela, nota-se logo no início o erro Linux é software livre, logo nem precisava continuar a leitura, só marcar e ir para o abraço
windows é código fechado .
inverteram as proposta do Linux e do windows.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo