Nas condutas em possíveis exposições ao vírus da raiva, os a...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta para a questão apresentada é a B.
O tema central desta questão é a avaliação da gravidade de ferimentos causados por animais, no contexto de possíveis exposições ao vírus da raiva. Esta avaliação é crucial, pois a raiva é uma doença viral grave que pode ser transmitida através de mordidas, arranhões ou até lambeduras de animais infectados. Entender a gravidade do acidente ajuda a determinar a necessidade e a urgência de intervenção profilática, como a vacinação antirrábica.
Justificativa da Alternativa Correta (B): A alternativa B descreve ferimentos superficiais, pouco extensos, geralmente únicos e localizados em regiões como o tronco e membros, exceto mãos, polpas digitais e planta dos pés. Esses ferimentos são considerados acidentes leves porque estão em áreas menos críticas e normalmente não apresentam grande risco de infecção ou complicações graves. Assim, em termos de manejo de possíveis exposições ao vírus da raiva, costumam requerer menos intervenção.
Análise das Alternativas Incorretas:
A: Ferimentos na cabeça, face, pescoço, mão, polpa digital e/ou planta do pé são considerados acidentes graves devido à proximidade de nervos e vasos sanguíneos importantes, o que aumenta o risco de disseminação do vírus.
C: Ferimentos profundos, múltiplos ou extensos, em qualquer região do corpo, também são classificados como graves devido ao risco de infecção mais profundo e maior contato com tecidos internos.
D: Lambeduras de mucosas são vistas como graves porque as mucosas são portas de entrada diretas para patógenos, facilitando a infecção.
E: Lambeduras de pele onde já existe lesão grave são consideradas graves, pois já há uma quebra da barreira cutânea, permitindo fácil acesso do vírus aos tecidos subjacentes.
Esta análise ajuda na compreensão de quais ferimentos exigem atenção imediata e quais podem ser considerados de menor risco, orientando melhor a resposta clínica e profilática para prevenir a raiva.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Acidentes Leves ferimentos superficiais, pouco extensos, geralmente únicos, em tronco e membros (exceto mãos e polpas digitais e planta dos pés); podem acontecer em decorrência de mordeduras ou arranhaduras causadas por unha ou dente lambedura de pele com lesões superficiais.
Acidentes leves: Ferimentos superficiais pouco extensos, geralmente únicos, em tronco e membros (exceto mãos, polpas digitais e planta dos pés). Podem acontecer em decorrência de mordeduras ou arranhaduras, causadas por unha ou dente, lambedura de pele com lesões superficiais.
Acidentes graves: Ferimentos na cabeça, face, pescoço, mão, polpa digital e/ou planta do pé. Ferimentos profundos, múltiplos ou extensos, em qualquer região do corpo. Lambedura de mucosas. Lambedura de pele onde já existe lesão grave. Ferimento profundo causado por unha de animal.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo