Em relação ao fenômeno da Vitriolagem, marque a alternativa ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2635297 Medicina Legal

Em relação ao fenômeno da Vitriolagem, marque a alternativa incorreta.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Vitriolagem é o ato de lançar ácido sulfúrico ou outra substância cáustica sobre alguém, com o objetivo de causar lesões corporais deformantes.  A vitriolagem é um crime de lesão corporal gravíssima, pois causa deformidade permanente. A substância cáustica, também conhecida como óleo de vitríolo, pode causar corrosão dos tecidos e levar à morte em menos de 24 horas.

  • Crime de vitriolagem é aquele perpetrado mediante arremesso de ácido sulfúrico contra a vítima, com o objetivo de lhe causar lesões corporais deformantes da pelé e dos tecidos subjacentes.

  • Caracteriza, portanto, crime de lesão corporal gravíssima, pela deformidade permanente (art. 129, 2º, inc. IV, do CP: Art.129. Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem: (...) 2º Se resulta: (...) IV - deformidade permanente ).

  • As queimaduras da cavidade oral, esôfago ou de vias aéreas são de difícil tratamento e recuperação.

  • A origem desse nome remonta ao latim “vitriolum”, que significa “vidro” ou “vidroso”, devido à aparência vítrea dos cristais de sulfato. Este ácido é conhecido por seus efeitos altamente corrosivos. 

Lesões de consistência dura.

As cores mudam dependendo do ácido utilizado:

- Cor amarela (ácido nítrico);

- Cor parda (ácido sulfúrico);

- Cor negra (ácido clorídrico).

OBS.: Ácido sulfúrico: conhecido como “óleo de vitríolo'', causa “vitriolagem” e tende a causar lesões da cor parda.

OBS.: Ácido clorídrico: conhecido como “ácido muriático ", tende a causar escaras avermelhadas.

OBS.: Ácido nítrico: “água régia”, tende a causar escaras amareladas.

Caiu em concurso - PCRO – Delegado de Polícia – 2022: Damião, motivado por ciúmes em decorrência do novo relacionamento de Juliana (sua ex-companheira), arremessou uma solução de ácido sulfúrico em direção ao rosto desta, com o objetivo de causar extensas lesões e abalo psicológico, o que de fato foi alcançado. No mesmo dia, Juliana procurou a Delegacia de Polícia de Ji-Paraná, para registrar a ocorrência e realizou exame de corpo de delito, que comprovou que seu ex-companheiro utilizara ácido no ato. Com base nessas informações, o delegado de polícia responsável pela investigação pode afirmar que houve vitriolagem, caracterizada pela ação de ácido desidratante que provoca necrose de coagulação. (item correto)

Isso não tornaria a D incorreta também ?

meteu somente eu já fico cabreiro

próxima

ACRESCENTANDO: GAB.E

Esse tipo de lesão é considerado grave em qualquer área do corpo devido à natureza permanente do dano, dor intensa e risco de desfiguração. A gravidade não se limita à região atingida, embora o rosto e o pescoço sejam áreas específicas e impactantes.

BONS ESTUDOS!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo