O calendário nacional de vacinação do Brasil é definido pel...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1921704 Enfermagem
O calendário nacional de vacinação do Brasil é definido pelo Programa Nacional de Imunizações (Lei nº 6.259/75) e corresponde ao conjunto de vacinas consideradas prioritárias à saúde pública do país. A rotina de imunização, cuja proteção inicia ainda nos recém-nascidos, pode se estender por toda a vida. Sobre a administração da vacina BCG:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D

A questão explora o conhecimento sobre a administração da vacina BCG, que é parte do calendário de imunização do Brasil definido pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). É fundamental que o aluno conheça as recomendações e contraindicações específicas para a aplicação dessa vacina, especialmente em situações envolvendo recém-nascidos e condições de saúde especiais.

Justificativa da alternativa correta:

D - A vacinação deve ser adiada em recém-nascidos com menos de 2 kg, até que atinjam este peso.

Essa alternativa está correta porque, de acordo com o PNI, a administração da vacina BCG deve ser feita em recém-nascidos com peso igual ou superior a 2 kg. Em bebês que nascem com menos de 2 kg, a vacinação deve ser adiada até que atinjam este peso. Isso é importante para garantir a eficácia e segurança da imunização.

Comentário sobre as alternativas incorretas:

A - Para crianças que foram vacinadas com a BCG e que não apresentem cicatriz vacinal após 6 meses ou mais, a orientação é revacinar.

Essa alternativa está incorreta porque a revacinação com BCG não é indicada apenas pela ausência de cicatriz vacinal. A presença ou ausência da cicatriz não é um critério definitivo para determinar a eficácia da vacina.

B - A vacina BCG deve ser realizada mesmo na presença de lesões graves de pele, devido seu fator de proteção imunológica não há contraindicação.

Essa alternativa está incorreta porque a presença de lesões graves de pele é, sim, uma contraindicação para a administração da vacina BCG. Aplicar a vacina em áreas com lesões pode aumentar o risco de complicações e reduzir a eficácia da imunização.

C - A vacina BCG não pode ser administrada simultaneamente com as demais vacinas do calendário de vacinação do Ministério da Saúde.

Essa alternativa está incorreta porque a vacina BCG pode ser administrada junto com outras vacinas do calendário, desde que em locais anatômicos diferentes. Não há contraindicação para a administração simultânea de vacinas, desde que sejam seguidas as recomendações de locais de aplicação diferentes.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

a vacinação deve ser adiada em recém-nascidos com menos de 2 kg, até que atinjam este peso.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo