Com a finalidade de orientar e qualificar as ações e os ser...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a D - atenção integral à criança em situação de violências, prevenção de acidentes e promoção da cultura de paz.
A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC) é uma estratégia do Ministério da Saúde que visa orientar e qualificar as ações e os serviços de saúde para as crianças no Brasil. Essa política é estruturada em diversos eixos estratégicos que têm como objetivo promover a saúde integral da criança, desde o nascimento até a adolescência.
A alternativa D destaca um dos eixos estratégicos da PNAISC, que é a atenção integral à criança em situação de violências, prevenção de acidentes e promoção da cultura de paz. Esse eixo é essencial pois aborda questões de extrema importância para a saúde e o bem-estar das crianças, garantindo que elas cresçam em um ambiente seguro e saudável.
Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:
A - fomento à autonomia do cuidado e da corresponsabilidade da família, buscando a atenção integral.
Essa alternativa está incorreta porque, apesar de o fomento à autonomia e a corresponsabilidade da família serem importantes na atenção à saúde da criança, isso não é um eixo específico da PNAISC. A política abrange um conjunto de ações mais amplas e estruturadas.
B - consolidar e qualificar a estratégia da Saúde da Família como modelo de atenção básica.
Embora a Estratégia Saúde da Família (ESF) seja fundamental no contexto da atenção básica, essa alternativa está incorreta porque a consolidação e qualificação da ESF não são eixos específicos da PNAISC, mas sim parte de uma estratégia mais ampla de reestruturação do sistema de saúde.
C - implementação da PNAISC, em parceria com os gestores estaduais e municipais de saúde.
Esta alternativa está incorreta porque a implementação da PNAISC com gestores estaduais e municipais é um meio para alcançar os objetivos da política, não um eixo estratégico por si só. Os eixos estratégicos da PNAISC são focados em áreas específicas de atenção à saúde da criança.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
7 EIXOS DO PNAISC
- Atenção humanizada e qualificada à gestação, ao parto, ao nascimento e ao recém-nascido;
- Aleitamento materno e alimentação complementar saudável;
- Promoção e acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento integral;
- Atenção integral à criança com agravos prevalentes na infância e com doenças crônicas;
- Atenção integral à criança em situação de violências, prevenção de acidentes e promoção da cultura de paz;
- Atenção à saúde da criança com deficiência ou em situações específicas e de vulnerabilidade;
- Vigilância e prevenção do óbito infantil, fetal e materno.
Art. 6º A PNAISC se estrutura em 7 (sete) eixos estratégicos, com a finalidade de orientar e qualificar as ações e serviços de saúde da criança no território nacional, considerando os determinantes sociais e condicionantes para garantir o direito à vida e à saúde, visando à efetivação de medidas que permitam o nascimento e o pleno desenvolvimento na infância, de forma saudável e harmoniosa, bem como a redução das vulnerabilidades e riscos para o adoecimento e outros agravos, a prevenção das doenças crônicas na vida adulta e da morte prematura de crianças, a seguir relacionados:
V - atenção integral à criança em situação de violências, prevenção de acidentes e promoção da cultura de paz: consiste em articular um conjunto de ações e estratégias da rede de saúde para a prevenção de violências, acidentes e promoção da cultura de paz, além de organizar metodologias de apoio aos serviços especializados e processos formativos para a qualificação da atenção à criança em situação de violência de natureza sexual, física e psicológica, negligência e/ou abandono, visando à implementação de linhas de cuidado na Rede de Atenção à Saúde e na rede de proteção social no território;
fonte:https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2015/prt1130_05_08_2015.html
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo