A falha por fadiga acontece através da nucleação inicial de...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A vida de 1 <= N <= 1e3 ciclos é geralmente classificada como fadiga de baixo ciclo, enquanto se considera que a fadiga de alto ciclo ocorre para N > 1e3 ciclos.
O Método da Vida sob Tensão, baseado em níveis de tensões apenas, é o procedimento menos preciso, especialmente para aplicações de baixa ciclagem. Contudo, é também método mais tradicional.
Nesse intervalo, a tensão nominal de trabalho é maior do que a tensão de escoamento.
Questão bem legal e que leva o candidato a pensar.
Ensaios de fadiga de baixo ciclo são usadas tensões altas(que não podem ser maiores que LRT) e para ensaio de alto ciclo, as tensões são baixas.
A fadiga de baixo ciclo consiste em uma falha mecânica causada por esforços repetidos do material que o levam a ruptura. É denominada de baixo ciclo porque o elemento suporta aproximadamente 10^5 ciclos de esforço, o que é pouco para um componente mecânico. O material se rompe no regime de baixo ciclo porque as cargas a que ele está submetido impõe-lhe deformações permanentes (> σesc), nomeada deformação plástica. Com isso, surgem trincas microscópicas no material, que se desenvolvem e propagam-se formando trincas ainda maiores, o que é denominado nucleação [1,2].
FADIGA DE BAIXO CICLO: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Emanoel Gomes Alves, Francisco Edson Nogueira Fraga.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo