Segundo a resolução COFEN 311/2007, em relação à administra...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2273858 Enfermagem
Segundo a resolução COFEN 311/2007, em relação à administração de medicamentos, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A resolução 564/2017, aprova o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.

A) Incorreta- A alternativa propõe que o profissional pode administrar medicamentos sem conhecer a ação da droga, desde que esteja prescrito, estando incorreta, conforme resolução COFEN 564/2017, capítulo III – das proibições, art. 78, administrar medicamentos sem conhecer indicação, ação da droga, via de administração e potenciais riscos, respeitados os graus de formação do profissional.

B) Incorreta- A alternativa propõe que o técnico de enfermagem pode prescrever medicamentos e praticar ato cirúrgico, desde que tenha embasamento científico para isso, estando incorreta, conforme resolução COFEN 564/2017, capítulo III – das proibições, Art. 75 Praticar ato cirúrgico, exceto nas situações de emergência ou naquelas expressamente autorizadas na legislação, desde que possua competência técnica-científica necessária. Art. 79 Prescrever medicamentos que não estejam estabelecidos em programas de saúde pública e/ou em rotina aprovada em instituição de saúde, exceto em situações de emergência.

C) Correta - Conforme resolução COFEN 564/2017, capítulo II – dos deveres do profissional, art. 46, recusar-se a executar prescrição de Enfermagem e Médica na qual não constem assinatura e número de registro do profissional prescritor, exceto em situação de urgência e emergência. Inciso 1º, o profissional de Enfermagem deverá recusar-se a executar prescrição de Enfermagem e Médica em caso de identificação de erro e/ou ilegibilidade da mesma, devendo esclarecer com o prescritor ou outro profissional, registrando no prontuário.

D) Incorreta- A alternativa propõe que o profissional de enfermagem pode assinar as ações de enfermagem que não executou, desde que esteja ciente de que a medicação foi administrada, estando incorreta, conforme  resolução COFEN 564/2017, capítulo III – das proibições, art. 88, registrar e assinar as ações de Enfermagem que não executou, bem como permitir que suas ações sejam assinadas por outro profissional.

E) Incorreta- A alternativa propõe que Todas as alternativas estão corretas, estando incorreta, as alternativas de Letra ( A, B ,D e E) estão incorretas. 



Gabarito: Letra C


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão se refere à Resolução COFEN 311/2007, que estabelece a normativa para o exercício da Enfermagem. A resposta correta é a opção C, que afirma: "O profissional de enfermagem poderá recusar-se a executar prescrição medicamentosa e terapêutica em caso de identificação de erro ou ilegibilidade". Isso se deve ao fato de que o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem prevê como um dos deveres do profissional garantir a segurança do paciente, recusando-se a executar atividades que não estejam claras, legíveis e corretas na prescrição medicamentosa ou terapêutica. As demais alternativas estão incorretas: a alternativa A contraria o princípio da segurança do paciente; a alternativa B extrapola as competências legais do Técnico de Enfermagem; a alternativa D infringe normas éticas e legais de responsabilização por ações não executadas pelo profissional; e a alternativa E está incorreta pois afirma que todas as alternativas estão corretas, o que é falso.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo