Sobre a angina do peito, assinale a assinale CORRETA: 

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2273860 Enfermagem
Sobre a angina do peito, assinale a assinale CORRETA: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Angina de peito é uma síndrome clínica de desconforto ou pressão precordial decorrente de isquemia miocárdica transitória sem infarto.

A) Incorreta- A alternativa propõe que na angina variante, o paciente tem alterações eletrocardiográficas, mas não refere nenhuma dor, estando incorreta, a angina variante é angina de peito secundária a espasmo de artéria coronária epicárdica. Os sintomas incluem angina em repouso e raramente com esforços. O sintoma consiste no desconforto anginoso, o qual ocorre principalmente durante o repouso, geralmente no período da noite, e apenas rara e inconsistentemente durante o esforço (a menos que também exista obstrução significativa da artéria coronária).

B) Incorreta- A alternativa propõe que a angina instável tem melhora do quadro à medida em que o paciente repousa e faz uso de nitroglicerina, estando incorreta, a angina instável resulta de obstrução aguda de uma artéria coronária sem infarto do miocárdio. Os sintomas incluem desconforto torácico com ou sem dispneia, náuseas e diaforese. O diagnóstico é efetuado por ECG e pela existência ou ausência de marcadores sorológicos. O tratamento consiste em fármacos antiplaquetários, anticoagulantes, nitratos, estatinas e betabloqueadores. Angiografia coronariana com intervenção percutânea ou cirurgia de desvio da artéria coronária é frequentemente necessária.

C) Incorreta- A alternativa propõe administrar a prescrição de nitroglicerina prescrita, sempre por via endovenosa, estando incorreta, orienta-se nitroglicerina por via sublingual.

D) Incorreta- A alternativa propõe que angina de peito é uma síndrome clínica de desconforto ou pressão precordial decorrente de isquemia miocárdica transitória com infarto, estando incorreta, Angina de peito é uma síndrome clínica de desconforto ou pressão precordial decorrente de isquemia miocárdica transitória sem infarto.

E) Correta - O paciente deve ser orientado a interromper as atividades e sentar-se ou repousar no leito na posição de semi-Fowler, desse modo, reduzindo as necessidades de oxigênio do miocárdio isquêmico. O tratamento para a angina de peito consiste na modificação dos fatores de risco (tabagismo, pressão arterial, lipídios), utilização de fármacos antiplaquetários (ácido acetilsalicílico e às vezes clopidogrel, prasugrel ou ticagrelor), betabloqueadores, nitroglicerina e bloqueadores de canal de cálcio para controle de sintomas, inibidores da enzima conversora da angiotensina (ECA) e estatinas. Além da revascularização, se os sintomas persistirem apesar do tratamento médico.


Gabarito: Letra E


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa E é a correta, pois durante um episódio de angina do peito, é necessário que o paciente interrompa suas atividades e repouse, preferencialmente na posição de semi-Fowler. Isso ocorre porque a angina do peito é causada por um desequilíbrio entre a demanda e o suprimento de oxigênio para o coração, frequentemente causado por esforço físico ou estresse. Ao descansar e adotar a posição de semi-Fowler, a demanda de oxigênio do coração é reduzida, ajudando a aliviar a angina. As outras alternativas estão incorretas: a angina variante pode causar dor (A), a angina instável não melhora necessariamente com repouso e nitroglicerina (B), a nitroglicerina não precisa ser sempre administrada por via endovenosa (C), e angina do peito não é sinônimo de infarto, apesar de ambos serem causados por isquemia miocárdica (D).

A- Angina variante ou printzmetal ocorre elevação do segmento ST acompanhado de dor. a que não tem dor é isquemia silenciosa.

B- Angina instável não melhora em repouso. A Angina estável sim.

C- Nitroglicerina é administrada via oral/sublingual. administrar no máximo 3 doses a cada 5 min. caso não haja melhora, encaminhar para serviço de urgência.

D- Angina é isquemia transitória. Não ocorre necrose miocárdica (infarto). Dependendo de qual tipo for, é previsível, como no caso da Angina estável.

E- correta

Fonte: Brunner e Suddarth.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo