Dependendo do computador e do equipamento de datashow a con...
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Gabarito comentado
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Gabarito: E - USB, VGA e HDMI.
A questão aborda o conhecimento sobre as interfaces de conexão entre computadores e projetores (datashow), que são utilizados com frequência em apresentações. Para resolver esta questão, é necessário conhecer as interfaces de conexão mais comuns e atuais utilizadas para transmitir dados de vídeo.
As opções apresentadas contêm diferentes tipos de conexões, mas nem todas são utilizadas atualmente para conectar computadores a dispositivos de projeção. Vamos analisar brevemente cada tipo de conexão mencionada nas alternativas:
- USB: Uma interface comum e versátil, que além de dispositivos de armazenamento e periféricos, também pode ser usada para conectar projetores, especialmente os mais modernos.
- VGA: Uma interface de vídeo analógica tradicional, ainda encontrada em muitos projetores e computadores, utilizada para transmitir sinal de vídeo.
- HDMI: Interface de áudio e vídeo digital que suporta alta definição, amplamente adotada em dispositivos de projeção e computadores modernos.
- Paralela: Uma interface antiga, originalmente usada para conectar impressoras e outros dispositivos, mas hoje em dia obsoleta e não utilizada para conexão com projetores.
- PS2: Interface antiga usada para conectar teclados e mouses, não sendo adequada para a transmissão de sinal de vídeo.
Com base nesse conhecimento, podemos identificar que a alternativa correta é a E, pois o USB, VGA e HDMI são as interfaces atuais e válidas para a conexão de um computador a um equipamento de datashow. O USB e HDMI são interfaces modernas que permitem a transmissão de dados de vídeo e o VGA, apesar de mais antigo, ainda é utilizado em muitos equipamentos de projeção.
Um erro comum é a confusão entre interfaces utilizadas para dispositivos de entrada, como teclados e mouses (PS2), e interfaces utilizadas para transmissão de vídeo (VGA, HDMI). Para evitar esse tipo de confusão, é importante estar atualizado sobre as tecnologias de conexão e suas respectivas utilizações em dispositivos modernos.
Portanto, a resposta correta é a alternativa E - USB, VGA e HDMI.
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Gabarito E:
Resolução
Uma das coisas que mais se vê nas provas em relação aos monitores é o conceito de resolução. Resolução, caro leitor, não é qualidade de imagem, fique ciente disso!
Resolução é um conceito meramente numérico – é a contagem dos pixels que estão sendo apresentados naquele momento no monitor.
“Pixel, João?”
Sim! Pixel (abreviação de Picture Element – Elemento da Imagem) é o nome que damos aos pequenos quadradinhos que formam a imagem que a gente vê na tela. Todas as imagens digitais (fotos digitais, por exemplo) são formadas por pixels. São como pequenos “azulejos” na tela. A própria imagem apresentada pelo computador quando se usa o Windows é formada por pixels.
Figura 2.60 – Até os ícones que vemos (e o ponteiro do mouse) são formados por pixels.
Não costumamos dizer “a tela está apresentando uma imagem com 480.000 pixels”. Em vez disso, o jeito comum de se referir à resolução pela quantidade de pixels na largura x quantidade de pixels na altura. Como em 800 x 600.
Uma resolução de 800 x 600 (também conhecida como SVGA) indica que a imagem da tela está apresentando 800 pixels lateralmente dispostos e 600 pixels verticalmente dispostos. Essa foi, durante muito tempo, a resolução mais comum!
As resoluções mais facilmente encontradas em computador são (ou foram):
• VGA: 640 x 480 (a resolução mais baixa) – não é mais utilizada;• SVGA: 800 x 600 (para os padrões atuais, já está sendo considerada baixa) – era a mais comum até bem pouco tempo atrás;• XGA: 1.024 x 768 (pesquisas recentes apontam essa como a mais comum atualmente);• SXGA: 1.280 x 1.024 (normal nos monitores de LCD de 17 polegadas);• UXGA: 1.600 x 1.200 (ainda bastante incomum, mas existe – eu uso essa!).
Todas essas resoluções têm proporção de 4:3 (4 de largura por 3 de altura), perceba isso em 800 x 600, por exemplo. Essa é a proporção para as telas que não são widescreen (largura grande, ou “tela de cinema”).
A razão da resolução Widescreen é de 16:9 (16 por 9) ou, em alguns casos, 16:10.
Bem objetivo:
Barramento Paralelo
A porta paralela (um computador tinha normalmente uma) era usada para conectar equipamentos que exigiam um tráfego de dados mais intenso, como impressoras, scanners, unidades de armazenamento externas (como os antigos zip drive, por exemplo
Barramento USB
Sem dúvida alguma, é o barramento externo mais utilizado atualmente.
Barramento PS/2
É o barramento atualmente utilizado para conectar mouse e teclado. É um barramento lento (transfere dados com pouca velocidade) e funciona de forma serial (ou seja, sua largura é de 1 bit apenas – ele transfere um bit por vez).
É aquela entrada antigona redondinha do mouse e do teclado.
Barramento HDMI
É uma versão melhor da VGA, usado em áudio e vídeo.
Barramento VGA
O conector VGA é encontrado tanto em cabos, para a conexão do PC ao dispositivo de saída, quanto em placas de vídeo, monitores e TVs.
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