No projeto e execução de fundações, face às características ...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Letra B
7.9.7.5.1 Estacas e tubulões isolados não travados
No caso de estacas e tubulões isolados não travados em duas direções aproximadamente ortogonais (caso que deve, tanto quanto possível, ser evitado), é tolerado, sem qualquer correção, um desvio entre os eixos de estaca e o ponto de aplicação da resultante das solicitações do pilar de 10% do diâmetro do fuste da estaca ou do tubulão. Para desvios superiores a este, deve ser feita uma verificação estrutural, devido à nova solicitação de flexão composta. Caso o dimensionamento da estaca ou do tubulão seja insuficiente para esta nova solicitação, deve-se corrigir a excentricidade total mediante recurso estrutural.
Nota: É obrigatório, na verificação de segurança a flambagem do pilar, levar em conta um acréscimo de comprimento de flambagem dependente das condições de engastamento da estaca ou do tubulão.
8.5.6.1 Excentricidades de estacas isoladas e estacas dispostas segundo um único alinhamento
Estacas isoladas e estacas dispostas segundo um único alinhamento devem ser projetadas com observância a 8.4.2, de modo a suportar os momentos introduzidos pelas excentricidades executivas estimadas pelo projetista.
Pode ser dispensado da observância a 8.4.2 o projeto que incluir vigas de travamento dimensionadas para equilibrar todos os momentos introduzidos por excentricidades executivas.
As excentricidades executivas observadas na obra só ensejam reavaliação da estabilidade dos elementos estruturais envolvidos se forem superiores a 10 % da menor dimensão da estaca.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo