Uma das formas de se minimizar os riscos de contaminação é ...
( ) Áreas não críticas são todas as áreas hospitalares não ocupadas por pacientes, como, por exemplo: escritórios e depósitos.
( ) São exemplos de áreas semicríticas: laboratório de análises clínicas, banco de sangue e sala de hemodiálise.
( ) Áreas contaminadas são aquelas em que se verifica a presença de sangue, pus e secreções ou excreções.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (21)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
I- Verdadeira- Áreas não-críticas: são todos os demais compartimentos dos estabelecimentos assistenciais de saúde não ocupados por pacientes e onde não se realizam procedimentos de risco. Exemplos dessa classificação: vestiário, áreas administrativas, almoxarifados, entre outros.
II- Falsa- A alternativa propõe que são exemplos de áreas semicríticas: laboratório de análises clínicas, banco de sangue e sala de hemodiálise, estando incorreta, Áreas semicríticas: classificam-se os ambientes ocupados por pacientes com doenças infecciosas de baixa transmissibilidade e doenças não infecciosas. Como exemplos desta categoria temos: enfermarias, apartamentos, ambulatórios, circulações, banheiros, salas de exames, entre outros
III- Verdadeira- Áreas Críticas: são os ambientes onde há alto risco de transmissão de infecção, podendo haver ou não a presença de pacientes, ambientes onde são realizados procedimentos de risco ou onde se encontram pacientes imunodeprimidos. São alguns exemplos desta categoria: Centro Cirúrgico, Unidade de Terapia Intensiva, Laboratório de Análises Clínicas, Hemodinâmica, Unidade de Transplante, Banco de Sangue, Central de Material e Esterilização, Lactário, Serviço de Nutrição e Dietética (SND), Unidade de Diálise, Área Suja da Lavanderia, entre outros. Áreas contaminadas são aquelas em que se verifica a presença de sangue, pus e secreções ou excreções.
Gabarito: Letra E
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
áreas críticas (pacientes graves, procedimentos invasivos e/ou cirúrgicos e odontológicos, isolamentos)
áreas semi-críticas (enfermarias, consultórios e ambulatórios, sala de espera)
áreas não críticas (sem paciente,sala de lanche, almoxarifado, secretaria, Indicação da rotina de limpeza terminal e concorrente de área física ).
https://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/manuais/biosseguranca/manual_biosseguranca-servicos_saude.pdf
não entendi são 3 ou 4 áreas? áreas críticas, áreas não críticas, áreas semi-críticas ? área contaminada?
Essa questão caberia recurso. Área contaminada é qualquer área ou superfície que não sofreu descontaminação.
"Áreas não críticas são todas as áreas hospitalares não ocupadas por pacientes, como, por exemplo: escritórios e depósitos." A afirmativa é imprecisa ao afirmar que todas as áreas não ocupadas por pacientes são não críticas. Exemplo: serviço de nutrição e dietética não é um espaço ocupado por pacientes, porém é uma área semi-critica, devido risco de contaminação alimentar. Outro exemplo são as farmácias, essa unidade dentro do hospital também é restrito à entrada de pacientes, porém também é considerada uma área semi-critica. Esses dois exemplos é a prova de que há exceção, tornando a afirmativa errada.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo