Julgue o item subsequente. A principal diferença entre um ví...
Julgue o item subsequente.
A principal diferença entre um vírus e um worm é que o worm precisa ser ativado por meio da interação do usuário com o arquivo infectado, enquanto os vírus operam e se propagam automaticamente sem necessidade de intervenção humana. Os worms são incorporados ou ocultos em arquivos que são compartilhados ou baixados, podendo ser tanto executáveis, como um programa que roda um script, quanto não executáveis, como um documento do Word ou um arquivo de imagem.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E - errado
Vamos entender o tema da questão e os conhecimentos necessários para resolvê-la. A questão aborda um ponto essencial na segurança da informação: a diferença entre vírus e worms. Esses são dois tipos de malwares que têm formas distintas de infecção e propagação.
No enunciado, a questão afirma que a principal diferença entre um vírus e um worm é que o worm precisa ser ativado pela interação do usuário, enquanto os vírus se propagam automaticamente. No entanto, essa afirmação está incorreta. Vamos explicar o porquê.
Os vírus são programas maliciosos que precisam ser executados pelo usuário para se propagarem. Eles geralmente são incorporados a arquivos legítimos e só se espalham quando o usuário interage com o arquivo infectado, como ao abrir um documento ou executar um programa.
Por outro lado, os worms se propagam automaticamente, sem a necessidade de intervenção humana. Eles exploram vulnerabilidades de rede para se mover de um sistema para outro, espalhando-se rapidamente através de conexões de rede sem que o usuário precise executar qualquer ação.
No enunciado, a afirmação deveria ser exatamente o oposto para estar correta. Ou seja, os vírus precisam de interação do usuário para se propagar, enquanto os worms se propagam automaticamente.
Portanto, a alternativa correta para essa questão é Errado, pois a explicação fornecida no enunciado está equivocada quanto às características dos vírus e worms.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Isso pode ser um pouco confuso no início, pois tanto um vírus quanto um worm (às vezes chamado de worm de malware) são pedaços de código maliciosos que "se replicam" no sistema do computador da vítima (muito parecido com um vírus no sistema do corpo humano). A principal diferença entre um vírus e um worm é que os vírus devem ser acionados pela interação do hospedeiro/vítima com o arquivo infectado. Por outro lado, os worms são programas maliciosos independentes que podem se autorreplicar e se propagar de forma independente assim que violam o sistema. Resumindo, os worms não requerem ativação (ou qualquer intervenção humana) para executar ou espalhar seu código pelo sistema.
Fonte: www.kaspersky.com.br
ERRADO
Worms: é um tipo de malware capaz de se propagar automaticamente por meio de redes, enviando cópias de si para outros computadores, a partir de brechas e falhas em softwares instalados incorretamente.
Vírus: É um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos. Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, esse programa depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o seu computador seja infectado é preciso que um programa já infectado seja executado.
Gabarito Errado
Inverteu os conceitos de virus e worm. ERRADO
*VÍRUS - São programas que se espalham por meio da inserção de uma cópia de si mesmo em outros programas e arquivos. Normalmente são propagados por meio de arquivos executáveis. Detalhe, só conseguem infectar outras aplicações do sistema quando executados. Lembre-se: Vírus precisa de hospedeiro e de ser ativado por meio de alguma
execução.
*WORM (Verme) - possui a capacidade de se propagar automaticamente através de redes e de enviar cópias de si mesmo para outros equipamentos. Não necessita ser explicitamente executado para se propagar. Sua propagação se dá através da exploração de vulnerabilidades existentes ou falhas na configuração de softwares instalados em computadores.
O seu processo de propagação e infecção ocorre da seguinte maneira:
1. Identificação dos computadores alvos:
2. Envio das cópias.
3. Ativação das cópias.
4o Reinício do processo.
Gab. Errado
Fonte:Gabarite Informática
Bons estudos!!!!!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo