Leia o texto 'Monteiro Lobato' e, em seguida, analise as af...
Por Daniela Diana, disponível em https://bit.ly/3IJUqM8. Trecho adaptado.
I. O texto alega que Monteiro Lobato foi um escritor que cultivou um estilo cuidadoso nas suas obras e, ao mesmo tempo, exerceu a crítica a certos hábitos brasileiros, como a nossa submissão ao capitalismo internacional e a cópia de modelos estrangeiros.
II. Jeca Tatu, de acordo com o texto, é um personagem caracterizado por ser um tipo caipira, muito pobre e acomodado. Esse personagem representa uma crítica de Monteiro Lobato ao Brasil escravagista e dependente da exploração de minerais de baixo valor, afirma a autora.
III. A autora do texto em análise afirma claramente que Monteiro Lobato é um autor regionalista do Pré-Modernismo, com produções de destaque nos gêneros fábula e conto.
Marque a alternativa CORRETA:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é C - Apenas duas afirmativas estão corretas.
Vamos analisar cada afirmativa para entender essa escolha:
I. A primeira afirmativa está correta. O texto realmente afirma que Monteiro Lobato foi um escritor que cultivou um estilo cuidadoso e exerceu críticas a certos hábitos brasileiros, como a cópia de modelos estrangeiros e a submissão ao capitalismo internacional. Isso está diretamente alinhado ao modo como Lobato é descrito no texto, refletindo seu comprometimento com um olhar crítico sobre a sociedade brasileira.
II. A segunda afirmativa é incorreta. Embora o texto mencione que Jeca Tatu é um personagem caipira, pobre e acomodado, a crítica de Lobato através desse personagem não é ao Brasil escravagista ou dependente da exploração de minerais de baixo valor. Na verdade, Lobato usa Jeca Tatu para criticar o Brasil agrário e atrasado, focando nos problemas rurais do país, e não especificamente no contexto escravagista ou mineral.
III. A terceira afirmativa está correta. A autora do texto realmente afirma que Monteiro Lobato é um autor regionalista do Pré-Modernismo e destaca suas produções nos gêneros fábula e conto. Isso vai ao encontro do que é amplamente reconhecido sobre a obra de Lobato, que é considerada parte importante do regionalismo brasileiro.
Com base nessas análises, concluímos que as afirmativas I e III estão corretas, enquanto a afirmativa II é incorreta, justificando a escolha da alternativa C.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
(V) I. O texto alega que Monteiro Lobato foi um escritor que cultivou um estilo cuidadoso nas suas obras e, ao mesmo tempo, exerceu a crítica a certos hábitos brasileiros, como a nossa submissão ao capitalismo internacional e a cópia de modelos estrangeiros.
(F) II. Jeca Tatu, de acordo com o texto, é um personagem caracterizado por ser um tipo caipira, muito pobre e acomodado. Esse personagem representa uma crítica de Monteiro Lobato ao Brasil escravagista e dependente da exploração de minerais de baixo valor, afirma a autora.
(V) III. A autora do texto em análise afirma claramente que Monteiro Lobato é um autor regionalista do Pré-Modernismo, com produções de destaque nos gêneros fábula e conto.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo