A Resolução COFEN Nº 0514/2016 objetiva nortear os Profiss...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a B. Vamos entender o motivo e também analisar as demais alternativas:
Alternativa B: “Constar as respostas do paciente diante dos cuidados prescritos pelo enfermeiro, intercorrências, sinais e sintomas observados.”
Esta alternativa está correta porque a Resolução COFEN Nº 0514/2016 estabelece orientações específicas para que os registros de enfermagem no prontuário do paciente sejam completos e precisos. As anotações de enfermagem devem incluir as respostas do paciente aos cuidados, intercorrências, bem como os sinais e sintomas observados. Isso assegura a continuidade da assistência, permitindo que todos os profissionais envolvidos tenham acesso a informações detalhadas e consistentes sobre o estado do paciente.
Alternativa A: Ser ilegíveis, completas, claras, concisas, subjetivas, pontuais e cronológicas.
Esta alternativa está incorreta porque, apesar de mencionar alguns aspectos corretos como "completas, claras, concisas, pontuais e cronológicas", inclui o termo ilegíveis e subjetivas, o que é um erro. As anotações de enfermagem devem ser legíveis e objetivas para garantir que qualquer profissional possa compreendê-las e dar continuidade ao atendimento de maneira segura e eficaz.
Alternativa C: Ser precedidas de data e hora, sendo facultativa a assinatura e a identificação do profissional ao final de cada registro.
Esta alternativa está incorreta porque a identificação do profissional não é facultativa. De acordo com a Resolução, cada registro deve estar obrigatoriamente precedido de data e hora e devem ser assinados e identificados pelo profissional responsável. Isso é fundamental para a responsabilidade profissional e a rastreabilidade das informações do prontuário.
Alternativa D: Conter abreviaturas e termos que deem conotação de valor (bem, mal, muito, pouco etc).
Esta alternativa está incorreta porque as anotações de enfermagem devem evitar abreviaturas que não sejam universalmente reconhecidas e termos que deem conotação de valor. Devem ser objetivas e descritivas, evitando julgamentos ou interpretações subjetivas. O uso de termos como "bem" ou "mal" não agrega valor clínico às informações e pode levar a interpretações errôneas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo