O choque é uma condição em que o sistema cardiovascular fic...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2273871 Enfermagem
O choque é uma condição em que o sistema cardiovascular fica impossibilitado de manter a perfusão tecidual adequada, por vários motivos. Quando há demora no reconhecimento e tratamento, ocorre mais rapidamente a falência de múltiplos órgãos e óbito. Assim, para que as ações ajudem na identificação precoce do choque em situações de urgência e emergência, é importante a compreensão de como se dá esse fenômeno, entendendo sua classificação, fisiopatologia, tratamento e cuidados de enfermagem. Assinale a alternativa INCORRETA relacionada ao tema:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O choque hipovolêmico é o tipo mais frequente de choque.

A) Correta- O choque hipovolêmico é o tipo mais frequente de choque. Os sinais mais comumente apresentados são alterações do nível de consciência, oligúria, astenia, pele fria e pálida. Importante lembrar que eles terão intensidade proporcional à situação em que se encontra a perfusão periférica do paciente.  Como achados do exame físico, pode-se encontrar taquicardia, taquipneia e diminuição da pressão de pulso.

B) Correta- No atendimento pré-hospitalar em situações de trauma, pode ser percebida a alteração do nível de consciência, seguida de confusão mental e a vítima se torna irresponsiva devido à deterioração da perfusão cerebral. Os sinais do choque hipovolêmico decorrem de hipoperfusão sistêmica. Favorecendo o acometimento de alterações do nível de consciência, palidez cutânea e oligúria. Taquicardia, taquipneia e hipotensão são alguns achados do exame físico, porém surgem mais provavelmente nos estágios avançados de hipovolemia.

C) Correta- Por consequência de uma má distribuição do volume sanguíneo, o corpo, numa tentativa de restabelecer o equilíbrio, ativa mecanismos compensatórios. Como a condição de choque de maneira geral é decorrente da hipoperfusão sistêmica, os sinais e sintomas apresentados pelo paciente com choque hipovolêmico não são específicos. Os sinais mais comumente apresentados são alterações do nível de consciência, oligúria, astenia, pele fria e pálida. Importante lembrar que eles terão intensidade proporcional à situação em que se encontra a perfusão periférica do paciente.  

D) Incorreta - A questão solicita a alternativa incorreta quanto ao choque. A alternativa propõe que no atendimento inicial ao paciente vítima de choque hipovolêmico, em eventos traumáticos, todos os esforços são voltados para a identificação da lesão responsável pelo choque. A prioridade é estabelecer o quadro hemodinâmico do paciente, infundindo soluções aquecidas isotônicas e avaliando a resposta da vítima ao tratamento, estado incorreta, o choque hipovolêmico é uma situação de emergência decorrente da perda de grande quantidade de líquidos e sangue. Essa situação faz com que o coração deixe de bombear sangue para o corpo, levando a problemas em vários órgãos e colocando a vida do paciente em risco. A vítima de trauma em choque hipovolêmico deve ter a via aérea permeável, oxigenação restaurada, ser rápida e eficientemente imobilizada e transportada imediatamente ao hospital para receber tratamento definitivo

E) Correta- O tratamento do choque hipovolêmico é feito por transfusão sanguínea e administração de soro na veia, para repor o sangue e os líquidos perdidos e prevenir complicações graves. Além disso, é importante tratar a causa do choque hipovolêmico, para que o paciente pare de perder líquidos ou sangue. São respostas da vítima na avaliação do tratamento para o choque hipovolêmico: resposta rápida, quando os parâmetros vitais melhoram e a vítima perdeu menos de 20% do volume sanguíneo; resposta transitória, quando apresenta melhora dos parâmetros vitais e volta a piorar hemodinamicamente, com perda de 20 a 40% da volemia e resposta mínima ou ausente, quando a vítima não apresenta melhora na fase de reanimação com reposição de solução isotônica. 

Gabarito: Letra D


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa D é a resposta incorreta. Nela, afirma-se que, no atendimento inicial ao paciente vítima de choque hipovolêmico em eventos traumáticos, todos os esforços são voltados para a identificação da lesão responsável pelo choque. Na verdade, enquanto a identificação da lesão é importante, a prioridade no atendimento inicial é estabilizar o paciente hemodinamicamente, através da reposição de volume com soluções isotônicas aquecidas, para garantir a perfusão dos órgãos vitais e evitar a falência de múltiplos órgãos. A avaliação da resposta do paciente ao tratamento é uma etapa subsequente, que permite ajustar a abordagem terapêutica conforme necessário. Portanto, a alternativa D é a opção incorreta porque subverte a ordem de prioridades no atendimento ao paciente com choque hipovolêmico.

na minha opinião a alternativa C está incorreta. em situações de hemorragias ou choque hemorrágico a FR e FC aumentam. pois o debito cardíaco diminui causando diminuição de perfusão periférica, logo o coração precisa bombear mais rápido e a respiração , por sua vez aumenta já que a perfusão diminui.

se alguém aprendeu diferente. me ajude aqui.

Pra mim a incorreta é a C pois com a diminuição do volume sanguíneo o mecanismo compensatório é de aumento da FC e vasocontrição periférica, pois o organismo prioriza volume sanguíneo para órgãos vitais.

Resposta C, pois ele pede a incorreta.

Resposta correta é a letra C

no choque hipovolêmico ocorre o AUMENTO da FC e não a diminuição.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo