Na literatura de segurança, o termo malware é conhecido por ...
Na literatura de segurança, o termo malware é conhecido por “software malicioso”. Esse termo abrange todos os tipos de programa especificamente desenvolvidos para executar ações maliciosas em um computador.
A alternativa que apresenta dois malwares é a
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (9)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Na questão apresentada, o objetivo é identificar quais itens na lista são classificados como malware, que são softwares desenvolvidos para realizar ações maliciosas em sistemas computacionais. Compreender o que é malware e os diferentes tipos que se encaixam nessa categoria é vital para resolver a questão corretamente.
A alternativa correta é a letra E - Vírus e cavalos de Troia. Ambos são exemplos claros de malware. Vamos entender melhor:
Vírus: Um tipo de malware que se anexa a programas ou arquivos legítimos e se espalha pelo sistema ao ser executado, podendo causar danos ou roubo de dados.
Cavalos de Troia: Também conhecidos como Trojan horses, são programas que se disfarçam de software legítimo, mas, quando executados, realizam ações maliciosas, como roubo de informações ou criação de backdoors.
Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
Alternativa A - Worms e DNS. Worms são de fato malware e se espalham por redes explorando vulnerabilidades. No entanto, DNS (Domain Name System) é um protocolo de internet usado para resolver nomes de domínio em endereços IP. Não é um malware.
Alternativa B - Cookies e firewall. Cookies são pequenos arquivos armazenados nos navegadores para guardar informações sobre a navegação do usuário. Firewalls são sistemas de segurança projetados para monitorar e controlar o tráfego de rede. Nenhum dos dois é considerado malware.
Alternativa C - Keyloggers e Hacker. Keyloggers são malware que registram as teclas digitadas pelo usuário. Já o termo Hacker refere-se a uma pessoa que utiliza habilidades técnicas para explorar sistemas, o que não é um tipo de software malicioso.
Alternativa D - Firefox e criptografia. Firefox é um navegador de internet, e criptografia é uma técnica de segurança para proteger informações, não sendo nenhum deles malware.
É importante estar familiarizado com os diferentes tipos de malware para identificar corretamente ameaças à segurança da informação.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo