Considere um profissional contratado como consultor por dete...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (15)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre algumas teorias administrativas. Neste caso, assinale aquela que se adequa à situação narrada no enunciado.
A - incorreta. Desenvolvida por Max Weber, a Teoria da Burocracia tem a preocupação de descrever, explicar e analisar as organizações. Busca organizar de forma estável e duradoura a cooperação entre os indivíduos, cada um deles especializado em uma função, realizando atividades rotineiras e repetitivas. Algumas das principais disfunções são: excesso de formalismo e papelório, despersonalização do relacionamento, superconformidade às rotinas e procedimentos e categorização com base do processo decisório.
B - incorreta. Elton Mayo é o responsável por dar origem ao que conhecemos como Teoria das Relações Humanas. Essa teoria surge a partir de estudos de Mayo e seus associados que objetivavam analisar as relação das condições ambientais e o aumento da produtividade eficiência dos operários de uma fábrica de componentes telefônicos sediada em Howthrone.
C - incorreta. A Escola Clássica da Administração, desenvolvida na França, tem Henri Fayol como seu precursor. Esta escola possuía a preocupação básica de aumentar a eficiência da organização, a partir de uma visão sintética, global com ênfase na estrutura e funcionamento da organização.
D - correta. Consoante a Teoria da Contingência, não existe nada que possa ser considerado absoluto nas organizações ou mesmo na teoria administrativa. Para o modelo contingencial existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização.
Possui três aspectos básicos, conforme a lição de Chiavenato (2014, p.497):
- A organização é de natureza sistêmica, isto é, ela é um sistema aberto.
- As características organizacionais apresentam uma interação entre si e com o ambiente. Isso explica a íntima relação entre as variáveis externas (como a certeza e a estabilidade do ambiente) e as características da organização (diferenciação e integração organizacionais).
- As características ambientais funcionam como variáveis independentes, enquanto as características organizacionais são variáveis dependentes.
Chiavenato (2014, p.49), nos mostra que "as características da organização não dependem dela própria, mas das circunstâncias ambientais e da tecnologia que ela utiliza. Daí, a Teoria da Contingência que mostra que as características da organização são variáveis dependentes e contingentes em relação ao ambiente e à tecnologia."
Concluímos que a aternativa D é a correta.
GABARITO: D
Referências:
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014
MOREIRA. Elisabete de Abreu e Lima. Administração Geral e Pública para Concursos. Salvador: Juspodivm, 2016.Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GAB D
TEORIA CONTINGENCIAL
- Lida com incertezas e eventualidade (Relativismo);
- Ênfase no ambiente;
- Sistemas abertos;
- Homem complexo;
- Características do ambiente condicionam as características organizacionais;
- Visão de contingência: habilidade do gestor em identificar contingências-chave.
A Teoria Contingencial da Administração é uma abordagem que destaca a importância de se adaptar as práticas de administração de acordo com as circunstâncias específicas de uma organização ou situação. Em outras palavras, não existe uma única maneira correta de administrar, e as práticas eficazes de gestão podem variar de acordo com os contextos.
...........................................................................................................................................
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)
GAB: D
- ABORDAGEM CONTIGENCIAL – HOMEM COMPLEXO Thompson
- Visão de Homem Complexo
- Ênfase: Ambiente e Tecnologia
- Características: A teoria contingencial de Thompson mostra que não existe maneira ideal de administrar, pois existe mais de um modo de alcançar objetivos e cabe ao gestor avaliar contingências e escolher o melhor caminho. Lida com incertezas, flexibilidade organizacional e capacidade de ajustamento.
- Não existe uma “fórmula mágica” para se resolver os problemas das organizações. Cada situação pede uma resposta diferente. Assim, tudo é relativo. Tudo depende.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo