A que é sempre concebida e transmitida para que possa ser e...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2067788 Biblioteconomia
A que é sempre concebida e transmitida para que possa ser entendida pelo destinatário, chama-se mensagem:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão proposta aborda conceitos básicos da Ciências da Informação.

O processo de transmissão de informação entre dois ou mais interlocutores pode ser classificada de acordo com suas características e contexto. Aquela que é corretamente compreendida pelo receptor é:

A) CERTA. Intencional é a mensagem que o emissor transmite com o máximo de clareza possível para que o receptor a compreenda corretamente.

B) ERRADA. Ruidosa é mensagem que é interferida por uma agente externo, dificultando a compreensão por parte do receptor.

C) ERRADA. Mensagem dúbia é aquela elaborada pelo emissor sem a clareza necessária para sua compreensão.

D) ERRADA. Mensagem múltipla é aquela dotada de vários conteúdos informacionais que não necessariamente se complementam.

E) ERRADA. Mensagem consensual é aquela em que feita de comum acordo entre emissor e receptor.

Gabarito do Professor: Letra A


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

a) intencional

  • Intencionalidade: Está direcionada ao protagonista do ato comunicativo (aquele que fala ou escreve). Trata-se da disposição e empenho de se construir um discurso coerente, coeso e com grande capacidade de satisfazer determinada audiência. A intencionalidade são as informações e conhecimentos prévios que o autor tem para chegar a seu público.
  • Aceitabilidade: É o outro lado da moeda, isto é, está direcionada para o receptor ou leitor do texto. Refere-se às expectativas com relação ao texto: é um conteúdo coeso? É sobre algum assunto do meu interesse ou que possa despertar meu interesse? Vai me ensinar algo?
  • Situacionalidade: É voltada para o contexto no qual a situação comunicativa está inserida. Ela se relaciona à adequação ou não do contexto, pois ele pode influenciar no significado do texto. Um texto inserido em contextos distintos pode produzir significados completamente diversos.
  • : Nesse fator, consideram-se as informações prévias e as informações novas obtidas no texto. É preciso que haja equilíbrio entre ambas, pois um texto que possui apenas informações prévias não traz novidade ao leitor. Já um texto somente com informações novas pode dificultar a compreensão de uma leitura.
  • : É a chamada relação entre textos. Um texto estabelece vínculos com outros por meio de citações diretas ou indiretas, isto é, ele pode retomar uma narrativa, um fato, uma imagem ou gráfico, uma ideia ou um conjunto de frases/sentenças presentes em outros textos, seja para afirmá-los ou refutá-los.

https://www.portugues.com.br/redacao/textualidade.html

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo