Acerca da petrologia ígnea e da metamórfica, julgue o item s...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q558453 Geologia
Acerca da petrologia ígnea e da metamórfica, julgue o item seguinte.

Os peridotitos são rochas ultramáficas ricas em Al2O3, CaO e Na2O; e pobres em SiO2, MgO, K2O e H2O.


Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é errado.

Vamos entender por quê.

Os peridotitos são rochas ultramáficas, o que significa que possuem um conteúdo extremamente baixo de sílica (SiO2) e são ricas em minerais ferromagnesianos, especialmente olivina e piroxênios. A composição típica dos peridotitos é caracterizada por altos teores de MgO e FeO, e não pelos elementos citados na afirmação original da questão.

Na questão, houve a afirmação de que os peridotitos são ricos em Al2O3, CaO e Na2O, o que é incorreto. Esses compostos não são predominantes nos peridotitos. Na verdade, eles são geralmente pobres em Al2O3, CaO, e Na2O, o contrário do que foi afirmado. Além disso, os peridotitos possuem baixos teores de K2O e H2O, que foi corretamente apontado na questão, assim como SiO2.

A escolha de errado como a resposta correta se deve ao fato de que a descrição inicial não reflete a composição química típica dos peridotitos. Compreender as características químicas e mineralógicas das rochas ígneas é fundamental para resolver questões como esta.

Se você estiver estudando para concursos, é crucial lembrar as características das rochas ultramáficas e máficas, que geralmente têm baixos teores de sílica e são ricas em minerais como olivina e piroxênio. Essas rochas são importantes na compreensão dos processos geológicos que ocorrem no manto da Terra.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

 altos teores de MgO.

Peridotito é uma rocha ígnea mantélica ultramáfica, holocristalina, de grão grosseiro, composta sobretudo por olivinas (peridoto - alto teor de Mg) associadas a outros silicatos ferro-magnesianos, com destaque para as piroxenas, e acompanhados por outros minerais máficos como anfíbolas ou micas, alguma anortite (em baixas concentrações) e pouco ou nenhum feldspato. 

Pertencentes ao mesmo grupo das rocha basálticas, são o principal constituinte do manto superior da Terra e de boa parte da astenosfera, formando-se por fracionamento magmático (a partir de um líquido toleítico, por exemplo). 

Estas rochas devem o seu nome ao peridoto, os fenocristais de olivina que constituem a maior parte do seu volume e que frequentemente conferem a estas rochas uma coloração esverdeada ou amarelo-esverdeada.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Peridotito

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo