A respeito de teoria monetária e política monetária, julgue ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q689494 Economia

A respeito de teoria monetária e política monetária, julgue (C ou E) o item a seguir.

As três funções principais de uma moeda em um sistema econômico são a de meio de troca, a de unidade de conta e a de reserva de valor.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Segundo o livro de Macroeconomia de Richard T. Froyen, a moeda pode exercer três funções principais em um sistema econômico, são elas: • Meio de Troca. A moeda serve como um meio de transação. Você pode comprar bens e serviços com moeda, e recebe moeda pela venda de bens ou serviços. Não pensamos nisso com muita frequência, mas essa função da moeda contribui bastante para a eficiência econômica. Realizar trocas sem moeda seria trocar bens por bens - o que é chamado de escambo ou simples troca. Algumas transações de escambo existem mesmo em uma economia monetária. Você poderia trocar seus serviços de babá por um quarto gratuito em uma casa próxima ao seu curso de inglês em Londres, por exemplo. Mas o escambo é ineficiente como meio de troca predominante. O problema é que transações de escambo exigem uma dupla coincidência de vontades. A Sra. Joana quer comprar sapatos e vender joias. A Sra. Sueli quer vender sapatos mas deseja comprar um computador. Nenhuma troca acontece nesse caso, e ambas precisam perder tempo procurando parceiros de trocas cujos desejos de venda e de compra coincidam com os seus. Em uma economia monetária, a Sra. Joana compra os sapatos da Sra. Sueli com moeda. A Sra. Sueli pode então usar a moeda para comprar um computador de qualquer pessoa que o esteja vendendo. A Sra. Joana precisa apenas encontrar alguém que queira comprar joias (sem necessariamente querer vender sapatos). • Estoque de Valor. A moeda funciona como um estoque de riqueza, um modo de poupar para gastos futuros. A moeda é um tipo de ativo financeiro. Outros estoques de valor (por exemplo, um título empresarial •ou governamental) não são moeda,-porque não podem realizar as demais funções monetárias. Eles não podem ser usados como meio de troca ou como unidade de medida, a terceira função central da moeda. • Unidade de Medida. Os preços são medidos em moeda. No Brasil, os preços (e dívidas) são medidos em reais; na Polônia, em zlotis; na Grã-Bretanha, em libras; e nos Estados Unidos, em dólares. Como no caso da função meio de troca, a moeda é muito conveniente como unidade de medida. Comerciantes, por exemplo, simplesmente fixam um preço em reais, ou em dólares, e não em termos de cada mercadoria existente que poderia ser trocada por seus bens. Sendo assim, a questão proposta coaduna com a teoria macroeconômica, já que discorre sobre as três funções básicas da moeda, estando, portanto, correta.


Gabarito: Correto.


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: CERTO

Moedaé uma conveção social que tem a função de cumprir três funções dentro de uma sociedade:

~> Meio de troca;

~> Unidade de conta;

~> Reserva de valor.

Conceitos

Moeda como meio de troca: intermediário entre as mercadorias;

Moeda com unidade de conta: ser o referencial das trocas, o instrumento pelo qual as mercadorias são cotadas; e

Moeda como reserva de valor: poder de compra que se mantém no tempo, ou seja, forma de se medir a riqueza.

 

Leia mais: http://politicamonetaria.webnode.com.br/moeda/

Segundo o livro de Macroeconomia de Richard T. Froyen, a moeda pode exercer três funções principais em um sistema econômico, são elas: •

Meio de Troca. A moeda serve como um meio de transação. Você pode comprar bens e serviços com moeda, e recebe moeda pela venda de bens ou serviços. Não pensamos nisso com muita frequência, mas essa função da moeda contribui bastante para a eficiência econômica. Realizar trocas sem moeda seria trocar bens por bens - o que é chamado de escambo ou simples troca. Algumas transações de escambo existem mesmo em uma economia monetária. Você poderia trocar seus serviços de babá por um quarto gratuito em uma casa próxima ao seu curso de inglês em Londres, por exemplo. Mas o escambo é ineficiente como meio de troca predominante. O problema é que transações de escambo exigem uma dupla coincidência de vontades. A Sra. Joana quer comprar sapatos e vender joias. A Sra. Sueli quer vender sapatos mas deseja comprar um computador. Nenhuma troca acontece nesse caso, e ambas precisam perder tempo procurando parceiros de trocas cujos desejos de venda e de compra coincidam com os seus. Em uma economia monetária, a Sra. Joana compra os sapatos da Sra. Sueli com moeda. A Sra. Sueli pode então usar a moeda para comprar um computador de qualquer pessoa que o esteja vendendo. A Sra. Joana precisa apenas encontrar alguém que queira comprar joias (sem necessariamente querer vender sapatos).

Estoque de Valor. A moeda funciona como um estoque de riqueza, um modo de poupar para gastos futuros. A moeda é um tipo de ativo financeiro. Outros estoques de valor (por exemplo, um título empresarial ou governamental) não são moeda,-porque não podem realizar as demais funções monetárias. Eles não podem ser usados como meio de troca ou como unidade de medida, a terceira função central da moeda.

Unidade de Medida. Os preços são medidos em moeda. No Brasil, os preços (e dívidas) são medidos em reais; na Polônia, em zlotis; na Grã-Bretanha, em libras; e nos Estados Unidos, em dólares. Como no caso da função meio de troca, a moeda é muito conveniente como unidade de medida. Comerciantes, por exemplo, simplesmente fixam um preço em reais, ou em dólares, e não em termos de cada mercadoria existente que poderia ser trocada por seus bens. Sendo assim, a questão proposta coaduna com a teoria macroeconômica, já que discorre sobre as três funções básicas da moeda, estando, portanto, correta. 

Professora QC

Gabarito: Correto.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo