Acerca da economia brasileira a partir da década de 50 do sé...
Acerca da economia brasileira a partir da década de 50 do século passado, de seus planos econômicos, de suas reformas e do pensamento desenvolvimentista, julgue (C ou E) o item subsequente.
O insucesso das políticas de combate à inflação na primeira
metade da década de 80 abalou a credibilidade das teses de que
a inflação brasileira era causada por superaquecimento da
demanda, o que levou às políticas de combate à indexação que
ficaram conhecidas como choque heterodoxo, de que é
exemplo o Plano Cruzado.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (13)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: CERTO
Buscando combater a inflação, o então presidente Sarney, decreta o congelamento dos preços. Com isso, a demanda se expande, mas não há expansão no consumo, pois os preços estão congelados. Desse modo, ocorre um grande desabastecimento nacional, o que estimula as importações.
O desabastecimento foi a principal característica do Plano Cruzado.
Planos de estabilização da década de 1980:
-Plano Cruzado - 1986
-Plano Bresser - 1987
-Plano Verão - 1989
Ortodaxia: Plano Verão (1989): a inflação é decorrente do processo de emissão monetária devido aos déficts públicos, o que eleva a demanda e força a alta de preços. Assim, para combater a inflação, deve-se estancar a emissão de moeda, o que só pode ser conseguido com a retração da demanda quer do setor privado, pela elevação de impostos, quer do setor público, pela queda nos gastos públicos. Assim, o combate inflacionário é conseguido mediante uma política recessiva
Heterodaxia: Planos Cruzado Ie II (1986-87): a inflação não decorre de excesso de demanda provocado pela emissão monetária. A emissão monetária é vista como uma ocorrência da inflação, não como causa. Assim, a inflação poderia ser combatida sem o apelo ao controle da demanda, isto é, não haveria necessidade de uma política recessiva. O congelamento de preços e salários é um tipo de medida (política de renda) característica dessa corrente.
Orto-heterodoxia: Plano Bresser (1987): correção monetária de preços, salários, câmbio e ativos financeiros, para deter a aceleração inflacionária e evitar a hiperinflação, promovendo um choque deflacionário com a retirada do gatilho e a redução do déficit público. Para resolver a crise momentânea, recorria-se ao congelamento e á desvalorização cambial, não se resolvendo os problemas de longo prazo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo