O crescimento esquelético ocorre de forma não-linear, com ve...
O crescimento esquelético ocorre de forma não-linear, com velocidades variáveis, de acordo com a fase da vida considerada, e suscetíveis a influências externas como: oferta alimentar, aspectos psicossociais e ambientais, bem como a ação hormonal predominante em cada fase. Na adolescência, observa-se um intenso crescimento do esqueleto, denominado estirão puberal. A observação da curva de velocidade de crescimento permite a identificação de três momentos fundamentais do crescimento humano. Sobre o assunto, marque a segunda coluna de acordo com a primeira.
1. Fase 1 (lactância)
2. Fase 2 (infância propriamente dita)
3. Fase 3 (puberdade)
( ) Fase de crescimento lento, mais estável e constante. São comuns nos consultórios pediátricos queixas familiares do tipo “meu filho não cresce”, por ser um momento de baixa velocidade de crescimento, particularmente quando comparada à fase pregressa. A velocidade média varia de 4 a 6 cm/ano e é chamada infantil ou pré-puberal, pois somente se modifica na fase seguinte.
( ) Novamente uma fase de crescimento rápido, com aceleração e posterior desaceleração, até, finalmente, o término do processo de crescimento.
( ) Fase de crescimento rápido, porém desacelerado. A velocidade de crescimento do primeiro ano de vida é a mais alta da vida extrauterina e é cerca de 25 cm/ano, reduzindo-se drasticamente nos dois primeiros anos de vida.
Marque a alternativa que apresenta a sequência correta.