Acerca da economia brasileira a partir da década de 50 do sé...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q689496 Economia

Acerca da economia brasileira a partir da década de 50 do século passado, de seus planos econômicos, de suas reformas e do pensamento desenvolvimentista, julgue (C ou E) o item subsequente.

O pensamento desenvolvimentista estava fortemente presente no Plano de Metas de Juscelino Kubitschek, especialmente no que concerne ao planejamento econômico.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Segundo o livro de Economia Brasileira, de Antônio Corrêa Lacerda, João Ildebrando Bocchi, José Márcio Rego, Maria Angélica Borges e Rosa Maria Marues, entre 1951 e 1953, ainda no governo Vargas, foi constituída a Comissão Mista Brasil – Estados Unidos (CMBEU), com o objetivo de elaborar projetos que seriam financiados pelo Banco de Exportação e Importação dos Estados Unidos (Eximbank) e pelo Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). Posteriormente, em 1953, foi constituído o Grupo Misto BNDE – Cepal que, sem sombra de dúvidas, constituiu a base do Plano de Metas. O trabalho do Grupo Misto seria o de fazer um levantamento exaustivo dos principais pontos de estrangulamento da economia brasileira- sobretudo os setores de transporte, energia e alimentação -, além de identificar áreas industriais com demanda reprimida, que não poderia ser feita com importações dada a escassez estrutural de divisas na economia brasileira. Com base nesse diagnóstico, caberia às comissões propor projetos e planos específicos para a superação dos pontos de estrangulamento, considerando as repercussões e as necessidades criadas pela introdução de novos ramos industriais, como a indústria automobilística. Portanto, o ambiente que antecedia o plano de Metas já estava propício ao pensamento desenvolvimentista, com levantamentos de dados relevantes à tomada de decisão baseada no planejamento.

Gabarito: Correto.


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: Certo

 

O Plano de Metas foi fundamentado na visão desenvolvimentista por meio de planejamento autoreferido colocada amplamente pelo pensamento cepalino. A dinâmico do aprofundamento do PSI encontra seu auge nesse plano de desenvolvimento. Basta lembrar de que há a comissão BNDE – CEPAL e a implementação de projetos criados ainda no âmbito da CMBEU.

 

Fonte: IDEG

Gabarito: Certo. 

Referência: GIAMBIAGI, Fabio. Economia Brasileira Contemporânea: 1945-2010, 2a edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. Capítulo 2: Dos “Anos Dourados” de JK à Crise não Resolvida, pág 27.

“Ao tomar posse, Juscelino assumia a Presidência de um país cuja população crescia a taxa anual próxima de 3%, tendo atingido pouco mais de 60 milhões de habitantes (a maior parte dos quais ainda vivia no campo). A importância relativa do setor rural se refletia na participação do setor agropecuário no PIB, que ainda era de 21% em 1956 — peso semelhante ao da indústria de transformação. Foi justamente esse sinal de atraso econômico que JK se empenhou em reverter, valendo-se, para tanto, de pesados investimentos públicos e privados nos setores industrial e de infraestrutura econômica, reunidos em seu Programa de Metas. Com ele, o país viveria uma fase áurea do desenvolvimentismo.”

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo