A respiração de Kussmaul ocorre em descompensação de
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa C - diabetes melito é a correta. Vamos entender por quê.
A respiração de Kussmaul é um tipo específico de padrão respiratório caracterizado por respirações profundas e aceleradas. Ela é um sinal clínico clássico de cetoacidose diabética, que é uma complicação grave do diabetes melito.
Na cetoacidose diabética, o corpo, ao não conseguir utilizar glicose devido à deficiência de insulina, começa a metabolizar ácidos graxos, produzindo corpos cetônicos. Essa acumulação de corpos cetônicos leva à acidose metabólica, situação em que é comum ver a respiração de Kussmaul como uma tentativa do organismo de compensar essa acidose, eliminando mais dióxido de carbono através da respiração.
Vamos analisar por que as demais alternativas estão incorretas:
A - enfisema pulmonar: O enfisema é uma doença pulmonar obstrutiva crônica que afeta os alvéolos, resultando em dificuldade para expelir o ar dos pulmões, levando a uma respiração superficial e ofegante. Este padrão não está relacionado à respiração de Kussmaul.
B - hipertireoidismo: Embora o hipertireoidismo possa causar aumento da frequência respiratória devido ao metabolismo acelerado, ele não está associado ao padrão respiratório profundo e regular da respiração de Kussmaul.
D - pneumonia bilateral: A pneumonia pode causar dificuldade respiratória e taquipneia, mas não gera a respiração de Kussmaul, caracterizada pelas inspirações profundas e ritmadas que tentam corrigir uma acidose metabólica.
Entender os padrões respiratórios e suas causas é fundamental em medicina para diagnósticos precisos, e esta questão exige do candidato um conhecimento específico da relação entre a respiração de Kussmaul e a cetoacidose diabética.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo