Sobre a avaliação de documentos, marque V para as afirmativa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2274077 Arquivologia
NOÇÕES DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
Sobre a avaliação de documentos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Identifica o valor dos documentos.
( ) Ocorre no momento da eliminação do documento.
( ) Visa estabelecer a destinação final dos documentos.
( ) Deve ser realizada por uma comissão de avaliação de documentos.

A sequência está correta em
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A avaliação é uma função arquivística que, por meio da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD), determina por quanto tempo cada documento deve ficar em cada fase do ciclo documental. Além disso, a destinação final do documento, que pode ser a eliminação ou a guarda permanente, também é definida. A avaliação vai gerar a tabela de temporalidade e o plano de destinação, que são justamente os instrumentos que estruturam essa decisões.

(V) Identifica o valor dos documentos.

A avaliação identifica o valor dos documentos em cada fase do ciclo documental. Analisa quando os documentos têm alta frequência e possibilidade de uso até a sua destinação final para definir os prazos de guarda. 

(F) Ocorre no momento da eliminação do documento.

A avaliação ocorre no momento da produção do documento.

(V) Visa estabelecer a destinação final dos documentos.

Além de estabelecer a destinação final (recolhimento ou eliminação), atribui os prazos de retenção nas fases corrente e intermediária. 

(V) Deve ser realizada por uma comissão de avaliação de documentos.

A CPAD (Comissão Permanente de Avaliação de Documentos), que é uma comissão multidisciplinar, é encarregada de avaliar os documentos.

Gabarito do Professor: C

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito : C

Gab: C

avaliação documental é uma função essencial para o ciclo de vida documental (), na medida em que define quais documentos serão preservados para fins administrativos ou de pesquisa e em que momentos poderão ser eliminados ou mantidos permanentemente, segundo o valor e o potencial de uso que apresentam para a administração que os gerou e para a sociedade. Esta função está intimamente relacionada com a função arquivística de classificação documental, de modo que a  contemporânea conduz ao entendimento de que a avaliação documental só será possível após a efetiva classificação dos documentos.(Faria, 2006, p.34)

DEFINIÇÃO:

AVALIAÇÃO. “Processo de análise de documentos de arquivo(1) que estabelece os prazos de guarda e a destinação, de acordo com os valores que lhes são atribuídos. Ver também: comissão de avaliação.” (ARQUIVO NACIONAL, Dicionário..., 2005.)

AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS. “... processo de análise que permite a identificação dos valores dos documentos, para fins de definição de seus prazos de guarda e destinação, seja para eliminação ou para guarda permanente. O instrumento resultante da avaliação é a Tabela de Temporalidade de Documentos.” (BERNARDES, Como elaborar..., 2005, p. 67.)

COMISSÃO DE AVALIAÇÃO E DESTINAÇÃO. “Grupo multidisciplinar encarregado da avaliação de documentos de um arquivo(1), responsável pela elaboração da tabela de Glossário Básico de Arquivologia ac_glossa_130520.doc 8 temporalidade.” (ARQUIVO NACIONAL, Dicionário..., 2005.) Ver também: Avaliação; Destinação

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo