Com relação a redes de computadores, julgue o item seguinte....
Em redes Bluetooth, o método de emparelhamento em que dois dispositivos são configurados pelos usuários com o mesmo PIN é considerado mais seguro e eficiente que o método em que uma passkey é gerada por um dispositivo e confirmada pelo usuário em outro dispositivo.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E - Errado
Para entender a questão sobre redes Bluetooth, é preciso conhecer os métodos de emparelhamento disponíveis. O emparelhamento é um processo de segurança que garante que a comunicação entre os dispositivos Bluetooth seja autorizada e protegida contra acessos indevidos.
O método em que dois dispositivos são configurados com o mesmo PIN é um dos meios de se realizar o emparelhamento, mas ele tem suas vulnerabilidades. Se o PIN for simples ou amplamente conhecido, ele pode ser adivinhado ou identificado por terceiros, comprometendo a segurança da conexão.
Por outro lado, o método moderno, onde uma passkey é gerada por um dispositivo e confirmada pelo usuário em outro, oferece maior segurança. Neste caso, a passkey é um número aleatório gerado no ato do emparelhamento, que deve ser verificado em ambos os dispositivos. Isso reduz as chances de interceptação ou adivinhação do código, já que a chave é única para cada sessão de emparelhamento.
Portanto, a afirmação de que o método com PIN fixo é mais seguro e eficiente é incorreta. As práticas de segurança em redes evoluem para proteger contra ameaças cada vez mais sofisticadas, e o uso de passkeys dinâmicas é um reflexo dessa evolução. Assim, ao entender esses conceitos, pode-se identificar que a alternativa correta é a letra E, indicando que a afirmação do enunciado é errada.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
JUSTIFICATIVA - Errado. É antigo o método de emparelhamento em que dois dispositivos sejam configurados com o mesmo número de identificação pessoal ou PIN (personal identification number) de quatro dígitos. O PIN correspondente é o modo como cada dispositivo sabe que está se conectando ao dispositivo remoto correto. Porém, usuários e dispositivos sem criatividade usam PINs padrão, como 0000 ou 1234, por exemplo, o que, na prática, implica que esse método forneça baixa segurança. O novo método de emparelhamento simples seguro permite que os usuários confirmem se os dois dispositivos estão exibindo a mesma passkey, ou que observem a passkey em um dos dispositivos e a insiram no outro dispositivo. Esse método é mais seguro, pois os usuários não precisam escolher ou definir um PIN. Eles simplesmente confirmam uma passkey mais longa, gerada pelo dispositivo.
A segurança é garantida por um processo de autenticação, chamado de pairing, onde você define um código de acesso (passkey) que precisa ser digitado nos dispositivos para criar a conexão. O pairing é necessário apenas para fazer a conexão inicial, a partir daí a conexão se torna definitiva. Este sistema não é particularmente seguro, mas como o alcance dos transmissores Bluetooth é muito curto, ele é considerado aceitável.
FONTE: hardware.com.br
GABARITO: ERRADO
ERRADO
Dado que a parte da segurança foi abordada pelos colegas, pensemos agora na EFICIÊNCIA:
O que é mais eficiente, o mesmo usuário configurar dois dispositivos com o mesmo PIN ou o usuário gerar uma PASSKEY em confirmá-la no outro dispositivo?
Gabarito: errado.
Apesar de ambos serem eficientes, o método de emparelhamento em que o dispositivo informa a passkey (senha) torna mais segura a conexão em razão de o dispositivo criar a senha de forma aleatória para cada nova conexão, cabendo ao usuário apenas fazer a confirmação.
dica CESPE (questão compara 2 tecnologias = ERRADO)
PIN é considerado mais seguro e eficiente que o método em que uma passkey
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo