A visão proposta no texto tem a vantagem de eliminar da anál...
nas relações de força. Há uma relação dinâmica de forças,
interesses, projetos, na dialética universal/particular/singular na
ação profissional que constituem situações de intervenção nos
espaços institucionais e profissionais.
Considerando o texto acima, relativo ao debate sobre o objeto do
serviço social, julgue os itens que se seguem.
Comentários
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Não seria pq a questão fala que o texto busca ELIMINAR da analise do objeto do SS essa questão da culpabilização da vitima, ou seja, trata sobre outra ótica....
no caso seria interpretar a afirmativa.
Pessoal, vamos la.
Quando o Vicente de Paula Faleiros afirma que o objeto de intervenção se coloca a partir das relações de forças estabelecidas - lembrem-se que esta é uma das teorias que o Vicente defende ao longo das suas produções - vem a tona aquilo que ele também denomina como saber profissional , a qual tem o seu complemento o poder institucional, ou seja, as forças internas existntes nas organizações sociais.
Deste modo, se promovida a leitura da questão social como patologia, desvio, anormalidade, culpabilização, não temos a leitura crítica enquanto a existência das expressões da questão social devido a desresponsabilização do Estado, portanto, não há uma leitura histórica crítica das expressões ora apresentadas.
Assim, quando o cenário se desenha sobre a ótica da individualização da expressão da questão social emerge a necessidade do/a profissional em retirar desta lógica este processo de responsabilização do usuário, colocando o seu saber profissional para problematizar o cenário social, político, histórico, economico, cultural, entre outros, entorno do sujeito atendido, logo, do usuário e a sua demanda.
Espero ter respondido.
Abraços.
Análise do objeto = expressões da questao social
Expressões da questao social=(miseria,pobreza,desemprego,exclusão social...)Fenomeno estrutural
Patologia social,desvio, anormalidade e culpabilização da vítima=Ideologia conservadora, onde as exprressoes da questao social (miseria, pobreza...) eram fenomenos da psicologização do individuo, ou seja, os desasjustes, os desvios dos individuos as desordens sociais eram vistas como um problema patológico, um problema individual e não estrutural.
É o que diz o trecho do texto de Faleiros diferente da questao do cespe que demostra visão conservadora.
Espero ter ajudado.
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