A respeito da caracterização tecnológica de rochas, julgue o...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q558467 Geologia
A respeito da caracterização tecnológica de rochas, julgue o seguinte item.

Os tamanhos de uma placa de rocha ornamental são dimensionados, conforme normas da ABNT, após a realização do ensaio de compressão uniaxial.


Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta para a questão apresentada é E, ou seja, a afirmação é errada.

A questão refere-se à caracterização tecnológica de rochas ornamentais, que é uma área importante na geologia aplicada à engenharia e à arquitetura. Essa caracterização envolve a determinação de várias propriedades físicas e mecânicas das rochas para garantir que elas sejam adequadas para usos específicos, como revestimentos de paredes, pisos e outros elementos de construção.

Vamos analisar o motivo pelo qual a afirmação está incorreta:

Erro na Afirmação: A afirmação sugere que os tamanhos de placas de rochas ornamentais são dimensionados com base nos resultados do ensaio de compressão uniaxial. No entanto, isso está incorreto. O ensaio de compressão uniaxial é utilizado para determinar a resistência à compressão de uma rocha, que é uma propriedade mecânica importante, mas não é o método utilizado para determinar os tamanhos das placas.

Normas da ABNT: As normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que são pertinentes à caracterização de rochas ornamentais incluem especificações para a seleção de tamanhos e acabamentos, mas estas estão mais relacionadas à padronização de mercado e considerações estéticas e práticas, não especificamente aos resultados do ensaio de compressão uniaxial.

Propriedades Mecânicas: Enquanto o ensaio de compressão uniaxial é crucial para avaliar a resistência mecânica da rocha, ele não define medidas de placas. Tais dimensões são geralmente baseadas em critérios de uso, transporte e instalação, com restrições práticas e estéticas que as normas padronizam.

Portanto, a correta compreensão dos processos e normas para a caracterização de rochas ornamentais ajuda a identificar a inadequação da afirmação original. A questão exige que o candidato conheça o papel de diferentes ensaios e normas na determinação das propriedades e dimensões das rochas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

5.2 Tolerâncias Dimensionais

 

A partir das recomendações expressas pelo MIA – Marble Institute of America, em sua publicação Dimension Stone Design Manual – Version 6, bem como das especificações definidas pela União Européia através da norma EN1341 (2001), são apresentadas, na Tabela 5.2.1, as tolerâncias dimensionais admitidas para placas rochosas de revestimento. Deve-se observar que não existem padrões dimensionais fixados nem pela ASTM – American Society for Testing and Materials, nem pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. (pag. 65 - http://www.sindirochas.com/arquivos/guia-de-aplicacao-de-rochas-em-revestimentos.pdf)

 

_____________________________________________________________________________________________

Compressão Uniaxial

 

A tensão de ruptura por compressão uniaxial é indicativa da resistência das rochas ao cisalhamento quando submetidas à pressão de carga, o que normalmente ocorre em funções estruturais (Foto 61). O ensaio de compressão uniaxial é exigível para todas as utilizações possíveis de uma rocha ornamental (revestimentos verticais, pisos, degraus e tampos). O ensaio de avaliação é realizado em cinco corpos-de-prova com formato retangular no estado seco, segundo diretrizes da norma ASTM C170, sendo os resultados expressos em kgf/cm2 ou MPa.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo