Na organização do arquivo morto, dispensa-se a observação da...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q91627 Arquivologia
Os arquivos são conjuntos organizados de documentos
de qualquer natureza, produzidos ou recebidos e preservados por
instituições públicas ou privadas, ou mesmo pessoas físicas, na
constância e em decorrência de seus negócios, de suas atividades
específicas e de seus objetivos.

Imagem 001.jpg

Tendo como referência o texto acima, com relação aos tipos de
arquivamento, julgue os itens a seguir.

Na organização do arquivo morto, dispensa-se a observação das técnicas e regras utilizadas na organização do arquivo ativo, visto que nele constam documentos que, embora não possam ser destruídos, já não são mais úteis.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"...embora não possam ser destruídos, já não são mais úteis". Tal expressão, por si só, já torna o item errado. Tais documentos possuem caráter histórico e extremamente importante para a tomada de decisão futura com base em experiências anteriores da organização.
item errado

arquivo morto=
arquivos que são raramentes utilizados, mais são de extrema importância que se mantenham bem organizados e bem cuidados. Ex: o arquivo de um cartório.

até
Arquivo morto = Arquivo permanente. E é claro que eles têm alguma utilidade, pois possuem valor histórico, cultural, logo, não podem ser eliminados.

O que faz um documento não ser eliminado e ser mantido sob guarda permanente é o seu valor secundário, ou seja, o seu caráter Informativo ou probatório.Todos os documentos nascem com valor administrativo, mas apenas alguns adquirem valor secundário e desta forma são mantidos sob guarda permanente.Os demais documentos, que perderam o seu valor administrativo e não possuem valor secundário serão eliminados.

Pessoal, está Havendo um equívoco aqui ------  ARQUIVO MORTO ≠ ARQUIVO PERMANETE

Vamos lá:

Arquivo permamente é aquele que perdeu seu valor primário, ou seja, valor administrativo ou jurídico, contudo, conservam-se em virtude de seu valor histórico, cultural, probatório ou informativo e que constituem os meios para conhecer o passado e a evolução de determinada organização.

Arquivo morto é aquele que surgiu pela falta de técnicas arquivísticas, ou seja, a organização não aplicava nenhum método de arquivamento ou se aplicava ele não era feito da maneira correta. Assim com o tempo foi se acumulando documentos. Aparti daí ao elaborar um método de arquivamento novo para solucionar o problema, a organização observa que existe vários documentos que além de não serem mais úteis, não tem nenhum valor histórico. Logo tais documentos devem, sim, serem eliminados.

Desta forma o erro da questão está em dizer que o arquivo morto não pode ser destruído. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo