Ataques à Merkel estão fazendo que ela perca popularidade, m...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q97219 Português
Considerando que os fragmentos apresentados nos itens de 16 a
20 constituem partes sucessivas de um texto de Jamil Chade (O
Estado de S. Paulo
, 18/12/2008), julgue-os quanto à correção
gramatical.

Ataques à Merkel estão fazendo que ela perca popularidade, mesmo diante do pacote de mais de US$ 60 bilhões e incentivos fiscais anunciados em novembro. Ela ainda é vista como tendo hesitando em apoiar um estrategismo europeu de combate a crise.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão apresentada, que envolve a correção gramatical de um trecho do texto. O fragmento em questão é: "Ataques à Merkel estão fazendo que ela perca popularidade, mesmo diante do pacote de mais de US$ 60 bilhões e incentivos fiscais anunciados em novembro. Ela ainda é vista como tendo hesitando em apoiar um estrategismo europeu de combate a crise."

A alternativa correta é E - errado, e vamos entender o porquê.

Análise Gramatical:

1. Locução Verbal: A construção "estão fazendo que ela perca popularidade" está incorreta. A forma correta seria "estão fazendo com que ela perca popularidade". A expressão "fazer com que" é a locução correta no português para indicar que algo está provocando outra coisa.

2. Particípio: No trecho "tendo hesitando", há um erro na utilização do particípio. A forma correta é "tendo hesitado". O particípio é usado para indicar uma ação concluída e, nesse caso, deveria estar corretamente conjugado.

3. Artigo: A frase "de combate a crise" apresenta um problema de concordância com o uso do artigo. O correto seria "de combate à crise", uma vez que a crase é necessária quando há a fusão de duas vogais iguais, neste caso, a preposição "a" e o artigo definido feminino "a".

Cada um desses pontos contribui para que o trecho seja considerado gramaticalmente incorreto, justificando a resposta E - errado.

A compreensão destes erros e a correção das construções são fundamentais para o domínio da norma culta da língua portuguesa, especialmente em contextos formais como os de concursos públicos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Errado

(...) estrategismo europeu de combate a à crise.

Nesse caso creio que à Merkel, está craseado, pois se refere à Angela Merkel, certo?

Alguém sabe afirmar se "tendo hesitando" esta correto? Obrigado.
Creio que o certo seja "tendo hesitado".

Pensei que Merkel fosse nome masculino

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo