Um perito criminal compareceu a um local de morte cujas cir...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1940831 Medicina Legal

Um perito criminal compareceu a um local de morte cujas circunstâncias não se encontravam evidenciadas. Tratava-se de um cadáver do sexo feminino, em uma banheira cheia d’água, em banheiro equipado com aquecedor a gás.

Nessa situação hipotética, ante a possibilidade de morte por asfixia por monóxido de carbono, o perito, durante o exame perinecroscópico, deverá dedicar especial atenção aos livores de hipóstase, que, em casos tais, terão a tonalidade

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão trata da análise de um cenário específico onde um perito criminal se depara com um cadáver em circunstâncias suspeitas, e a possibilidade de morte por asfixia por monóxido de carbono é considerada. Os livores de hipóstase, também conhecidos como manchas hipostáticas, são descolorações da pele que ocorrem em áreas do corpo que estão mais baixas devido à gravidade, após o coração parar de bombear o sangue. Eles surgem após a morte e refletem o acúmulo de sangue. A resposta correta é a alternativa A - "vermelho acarminado". Em casos de asfixia por monóxido de carbono (CO), a ligação do CO com a hemoglobina no sangue forma a carboxihemoglobina, que tem uma cor vermelho cereja ou acarminada, distinta do tom que o sangue apresentaria sob circunstâncias normais (um vermelho azulado). A tonalidade vermelho acarminado é característica da presença de altos níveis de carboxihemoglobina no sangue, indicando uma possível intoxicação por monóxido de carbono, que pode ocorrer em ambientes fechados onde há queima de combustíveis, como um aquecedor a gás sem ventilação adequada, como mencionado no cenário da questão. As outras opções apresentam tonalidades que não são associadas especificamente à intoxicação por monóxido de carbono.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo