Sobre a pesquisa em Serviço Social, conforme discutido por N...
Sobre a pesquisa em Serviço Social, conforme discutido por Netto (2009), marque V para as afirmações verdadeiras e F para as afirmações falsas.
( ) A pesquisa é indispensável ao Serviço Social, se a profissão quiser se manter com um estatuto efetivamente universitário. É impossível imaginar o desenvolvimento profissional sem que, na categoria profissional, exista um segmento dedicado expressamente à pesquisa.
( ) É mais ou menos consensual que o Serviço Social brasileiro desconheceu a pesquisa – como parte constitutiva do perfil profissional – até o final dos anos 1970.
( ) A própria alocação socioprofissional dos Assistentes Sociais impede o exercício sistemático da pesquisa por todos os profissionais.
( ) Todo Assistente Social, no seu campo de trabalho e intervenção, deve desenvolver um atitude investigativa: o fato de não ser um pesquisador em tempo integral não o exime de acompanhar os avanços dos conhecimentos pertinentes ao seu campo de trabalho e de procurar conhecer concretamente a realidade da sua área particular de trabalho.
( ) É preciso democratizar os resultados das investigações conduzidas pelos Assistentes Sociais que estão alocados no espaço específico da pesquisa, encontrando meios, canais e modos de coletivizar os avanços teóricos e técnico-operativos alcançados pelos pesquisadores.
A alternativa que apresenta a sequência CORRETA de respostas, de cima para baixo, é