Uma das principais causas das patologias no concreto armado ...
Uma das principais causas das patologias no concreto armado é a falta de qualidade dos materiais empregados na sua execução. Avaliando as afirmativas abaixo, relacionadas à qualidade dos materiais e eventuais contaminações, identifique as alternativas CORRETAS.
I. Água com características de potabilidade, disponibilizada na rede pública, é própria para a produção de concreto. Águas não potáveis nunca devem ser utilizadas em função da elevada agressividade, tanto para o aço como para o concreto.
II. Os cimentos empregados no concreto podem interferir na qualidade do concreto ou no surgimento de patologias. Ambientes agressivos precisam de cimentos especiais, como CPIII ou o CPIV, por exemplo. O CPIII é o mais indicado em situações de locais com possibilidade de agressão por sulfatos.
III. Agregados com grãos muito finos, como as frações inferiores a 0,15mm e, em especial, com a composição de grãos com finuras equiparadas ao do cimento, são benéficos para a mistura por permitirem a redução do consumo de água na produção do concreto.
IV. O diâmetro dos agregados é de extrema importância na compatibilização com a estrutura. Agregados maiores do que o previsto no cálculo de um elemento estrutural podem gerar falhas de concretagem, como vazios, por impedir o correto envolvimento das armaduras pelo concreto.
V. A contribuição da contaminação por cloretos pode ocorrer pelo uso de água contaminada, areia contaminada, ou ainda, por alguns tipos de aditivos. Embora, isoladamente, a contaminação de um material possa não comprometer a estrutura, a soma da contaminação proveniente de diferentes materiais, pode ser altamente agressiva.
Acerca dessas afirmativas, é CORRETO o que se afirma em: