Um serviço de saúde recebe na emergência um paciente de 22 a...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a D - Transtorno Bipolar.
O Transtorno Bipolar é caracterizado por episódios de mania e depressão. No caso apresentado, o paciente relatou um período de apatia e desânimo aos 17 anos, seguido por uma mudança para um comportamento mais eufórico e agitado, com ideias de grandeza e uma fala logorreica (excessiva e rápida). Esses são sinais típicos de um episódio maníaco que, junto com o histórico depressivo, são indicativos do Transtorno Bipolar.
Alternativa A - Transtorno da personalidade paranoide: Este transtorno é caracterizado por desconfiança e suspeita em relação aos outros, que não se encaixa no quadro apresentado de euforia e logorreia.
Alternativa B - Transtorno obsessivo-compulsivo: Este transtorno envolve obsessões (pensamentos intrusivos) e compulsões (comportamentos repetitivos) que não se alinham com os sintomas descritos de mania e depressão.
Alternativa C - Transtorno da personalidade múltipla: Refere-se a Transtorno Dissociativo de Identidade, caracterizado por múltiplas identidades ou personalidades distintas, o que não é indicado pelo caso apresentado.
Alternativa E - Transtorno esquizotípico: Este transtorno envolve comportamento excêntrico e pensamento mágico, mas não inclui episódios maníacos ou depressivos como os relatados.
O conhecimento dos sintomas de cada transtorno mental é crucial para identificar corretamente qual se aplica ao caso em questão. A descrição de alternância entre episódios de depressão e mania é central para o diagnóstico do Transtorno Bipolar.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Achei confusa demais a descrição desse quadro.
Confusão total!
Acrescentando: O Transtorno de Personalidade Paranoide (TPP) pode ser entendido como um padrão generalizado de desconfiança. Nesse sentido, o sujeito suspeita injustificadamente de outras pessoas, por julgar que estão com intenções maliciosas. Esse padrão normalmente começa a se manifestar no início da fase adulta, podendo se adaptar a diversos contextos. Os sujeitos acometidos por esse transtorno têm a constante sensação de que as outras pessoas estão tentando manipulá-los de alguma forma.
O transtorno obsessivo-compulsivo é caracterizado por obsessões, compulsões ou ambas. As obsessões são ideias, imagens ou impulsos recorrentes, persistentes, indesejados, que provocam ansiedade e são intrusivos.
O transtorno dissociativo de personalidade, chamado antigamente de dupla personalidade, geralmente é uma reação a um trauma como forma de ajudar uma pessoa a evitar memórias ruins. O transtorno dissociativo de personalidade é caracterizado pela presença de duas ou mais identidades de personalidades distintas. Cada uma delas pode ter um nome, histórico pessoal e característica distintos. O tratamento é a psicoterapia.
O transtorno de personalidade esquizotípica é caracterizado por um padrão generalizado de desconforto intenso com relacionamentos íntimos e com capacidade reduzida para tal, por pensamento e percepções distorcidas e por comportamento excêntrico (estranho). As percepções (o que a pessoa vê, ouve ou sente) na pessoa com transtorno esquizotípico podem ser distorcidas. Por exemplo, ela pode ouvir uma voz sussurrando seu nome.
Transtorno afetivo bipolar é um distúrbio psiquiátrico complexo. Sua característica mais marcante é a alternância, às vezes súbita, de episódios de depressão com os de euforia (mania e hipomania) e de períodos assintomáticos entre eles.
De acordo com o DSM.IV e o CID-10, (manuais internacionais de classificação diagnóstica), o transtorno bipolar pode ser classificado nos seguintes tipos:
Transtorno bipolar Tipo I
O portador do distúrbio apresenta períodos de mania, que duram, no mínimo, sete dias, e fases de humor deprimido, que se estendem de duas semanas a vários meses. Tanto na mania quanto na depressão, os sintomas são intensos e provocam profundas mudanças comportamentais e de conduta, que podem comprometer não só os relacionamentos familiares, afetivos e sociais, como também o desempenho profissional, a posição econômica e a segurança do paciente e das pessoas que com ele convivem.
Transtorno bipolar Tipo II: Há uma alternância entre os episódios de depressão e os de hipomania (estado mais leve de euforia, excitação, otimismo e, às vezes, de agressividade), sem prejuízo maior para o comportamento e as atividades do portador.
Transtorno bipolar não especificado ou misto: Os sintomas sugerem o diagnóstico de transtorno bipolar, mas não são suficientes nem em número nem no tempo de duração para classificar a doença em um dos dois tipos anteriores.
GABARITO: B
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo