A grande vantagem da ressonância magnética nuclear reside ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q491813 Radiologia
A grande vantagem da ressonância magnética nuclear reside na sua segurança, já que não utiliza radiação ionizante para promover cortes tomográficos em muitos e diferentes planos, da visão panorâmica da área do corpo de interesse e na capacidade de mostrar características dos diferentes tipos do corpo. Porém tem a desvantagem de possuir campo de altíssima magnitude, sendo perigosa para pacientes que possuem implantes metálicos em seu organismo.
Com base no fragmento acima, existem três tipos de magnetos que são usados no sistema de ressonância magnética. Sobre as características do magneto resistivo, assinale a afirmativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão sobre ressonância magnética nuclear (RMN) e, mais especificamente, sobre as características dos magnetos resistivos utilizados nesse sistema.

A alternativa correta é a B - Consiste em fios enrolados ao redor de um cilindro por onde passa uma corrente elétrica.

Veja abaixo a explicação detalhada sobre o tema e as alternativas:

Tema central: A ressonância magnética é uma técnica de imagem que usa campos magnéticos e ondas de rádio para criar imagens detalhadas dos órgãos e tecidos do corpo. Uma das vantagens é que não utiliza radiação ionizante. Entender os tipos de magnetos, como os resistivos, é importante para compreender como o equipamento funciona.

Justificativa da alternativa correta: A alternativa B descreve o magneto resistivo corretamente. Esses magnetos são formados por fios enrolados ao redor de um cilindro e uma corrente elétrica é passada através desses fios para gerar um campo magnético. Este é um princípio básico do eletromagnetismo, que é utilizado nesses sistemas de RMN.

Análise das alternativas incorretas:

A - "Seu campo magnético está sempre com força total."
Esta afirmação está incorreta porque o campo magnético de um magneto resistivo pode ser ajustado desligando ou regulando a corrente elétrica, diferente de magnetos permanentes que mantêm um campo constante.

C - "É imensamente pesado no nível de 0,4 tesla."
A descrição de peso não é uma característica intrínseca dos magnetos resistivos. Além disso, 0,4 tesla não é um nível particularmente elevado para RMN, onde o campo magnético pode ser bem mais forte.

D - "O fio é continuamente banhado em hélio líquido a uma temperatura de –233,5 ºC."
Esta descrição se aplica aos magnetos supercondutores, não aos resistivos. Supercondutores são resfriados com hélio líquido para alcançar a supercondutividade, permitindo que a corrente elétrica flua sem resistência.

E - "Tem intensidade extremamente baixa quando comparado ao campo magnético principal."
Os magnetos resistivos podem gerar campos magnéticos suficientemente fortes para uso em RMN, e não são necessariamente de intensidade extremamente baixa.

Com essas explanações, você pode agora identificar porque a alternativa B é a correta e compreender melhor o funcionamento dos magnetos na ressonância magnética.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

o magneto resistivo um campo magnético pode ser criado passando-se uma corrente elétrica através de uma bobina de fios. Magnetos resistivos exigem grandes quantidades de energia elétrica, a fim de fornecer as altas correntes necessárias para a produção de campos magnéticos de grande intensidade.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo