Leia o texto a seguir para responder à questãoCanto VII Dan...
Leia o texto a seguir para responder à questão
Canto VII
Dante Alighieri
Na guarda do quarto círculo, mais um demônio, Plutão, reage com linguagem ininteligível à entrada de Dante, mas é silenciado por Virgílio, que faz valer o apoio divino que os assiste. Aqui os avaros e os pródigos, divididos em dois grupos opostos e empurrando com os peitos nus grandes pesos, perfazem cada qual meia volta do círculo em sentidos opostos até se embaterem, retomando em seguida o caminho em sentido inverso, para chocarem-se de novo no ponto oposto do círculo.
Depois de uma argumentação de Virgílio sobre a vaidade da Fortuna, os poetas passam para o quinto círculo, onde nas águas escuras e lamacentas do Estige estão os iracundos: na superfície, os raivosos violentos a se esmurrar, e, completamente submersos, os tristes rancorosos se lamentando.
Analise as seguintes proposições:
I. Em relação ao texto, não resta dúvida de que os personagens estavam reencontrando Plutão, o que fica evidente na passagem “mais um demônio”.
II. Os termos aqui, até e onde são classificados gramaticalmente como advérbios, mas apenas dois deles foram empregados no texto com essa função.
III. O termo argumentação, presente no 2º parágrafo, poderia ser substituído por exposição, sem que houvesse prejuízo ao sentido original do texto.
IV. Os termos iracundos, raivosos e rancorosos pertencem ao mesmo campo semântico; semelhante tipo de aproximação, porém, não é coerente entre os vocábulos opostos, embaterem e inverso.
Estão corretas