"A soja ocupou os espaços remanescentes da economia e do ter...
"A soja ocupou os espaços remanescentes da economia e do território regional e avançou sobre áreas de pecuária extensiva com base no arrendamento de terras e sobre a agricultura colonial, deslocando produtos destinados ao autoabastecimento regional e pressionando a saída de trabalhadores, de produtores sem terra e de pequenos proprietários. A ocupação de áreas que haviam ficado à margem do complexo agroindustrial da soja permitiu reter, na região, a pequena produção desarticulada com a expansão de cultivos modernos ou desalojada com a construção de barragens para a produção de energia hidrelétrica. Por outro lado, a expansão do sistema de integração de pequenos produtores à indústria viabilizou, através do desenvolvimento de atividades compatíveis com reduzidas extensões de terra - avicultura e suinocultura confinadas e cultivo do tabaco para a produção de fumo -, a permanência de pequenos produtores cujos estabelecimentos não apresentavam escala adequada à implantação da lavoura mecanizada de grãos".
Este texto refere-se à agricultura da:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A - Região Sul
Vamos entender por que a alternativa correta é a Região Sul e analisar as outras alternativas.
O texto apresentado fala sobre a expansão da soja em áreas que antes eram ocupadas por pecuária extensiva e agricultura colonial. Essa transformação gerou o deslocamento de pequenos produtores e trabalhadores, ao mesmo tempo em que pequenas produções desarticuladas com a agricultura moderna se mantiveram na região. Além disso, o desenvolvimento de atividades como avicultura, suinocultura confinada e cultivo do tabaco possibilitou a permanência de pequenos produtores.
Justificativas para a alternativa correta:
Região Sul: A descrição do texto se encaixa perfeitamente com a dinâmica agropecuária da Região Sul do Brasil. Esta região passou por um processo de modernização agrícola, especialmente com a expansão da soja. Este fenômeno deslocou pequenos produtores e pressionou a saída de trabalhadores. No entanto, a integração com a indústria permitiu que atividades como avicultura e suinocultura confinada se desenvolvessem, assim como o cultivo de tabaco, que são atividades importantes na Região Sul.
Análise das alternativas incorretas:
Região Centro-Oeste: Embora a Região Centro-Oeste seja um grande produtor de soja, o texto não se refere a esta região. No Centro-Oeste, a expansão da soja está mais relacionada com a ocupação de áreas de cerrado e menos com a substituição de pequenas propriedades ou agricultura colonial.
Estado de São Paulo: São Paulo é um centro importante de produção agrícola, mas o estado se especializou mais em culturas como a cana-de-açúcar e cítricos. A dinâmica de substituição de pecuária extensiva e agricultura colonial pela soja não é característica marcante deste estado.
Região Nordeste: A Região Nordeste não se destaca pela produção de soja e também enfrenta uma dinâmica agrícola distinta, mais voltada para culturas como a cana-de-açúcar, o algodão e a fruticultura irrigada. A expansão da soja e a estruturação mencionada no texto não se aplicam a esta região.
Conclusão
Portanto, a alternativa correta é A - Região Sul, pois os processos de modernização agrícola, deslocamento de pequenos produtores e a adaptação da produção agrícola são características marcantes dessa região.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GAB: A
Um dos fatores que tem auxiliado para o desenvolvimento do setor de proteína animal é agricultura familiar, principalmente nos estados do Sul do país. O diagnóstico foi realizado pela equipe da Expedição Agricultura Familiar, que durante o seu primeiro roteiro passou por PR, RS e SC. “A agricultura familiar é extremamente estratégica para a fabricação de alimentos no Brasil, contribuindo para a agricultura, o desenvolvimento do país e também na formação de novos empregos”, ressalta o integrante da equipe da Expedição Agricultura Familiar, Dimitri do Valle.
De acordo com o Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), os paranaenses, em agosto, foram responsáveis pela produção de mais de 168 mil aves, o correspondente a 7,7% superior que no mesmo período em 2018. Santa Catarina liderou as exportações de carne suína no mês de agosto, com 237 mil toneladas exportadas no período, conforme mostram os dados da ABPA.
Creio que grande parte das pessoas vão na região Centro-Oeste devido ao trecho "e avançou sobre áreas de pecuária extensiva", de fato, o centro do país possuí uma grande malha pecuária.
Porém quando o texto diz "com base no arrendamento de terras e sobre a agricultura colonial", sabemos que não se trata da Região Centro-Oeste, a Região Nordeste é uma grande produtora agrícola e não pecuária, e São Paulo Cafeeira, logo nos resta, o Sul do País.
Interpretação!!! Na próxima vou acertar!
GAB: A
CENTRO- OESTE
SOJA + PECUARIA
boa parte das industrias dessa região estão ligadas à soja (industrias de oleo por ex)
a pecuária também se destaca
SUL
industria da soja também é muito forte, o que mata a questão é o ponto das hidrelétricas ( paraná possuí 27), e suino cultura/avicultura.
PMPR - 2020
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo