Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas ...
Nas abelhas, milhares de machos, os zangões, perseguem algumas rainhas, ocorrendo a cópula. Durante anos, esses espermatozoides, fecundam milhares de ovos postos pela rainha, produzindo as fêmeas. Assim, nas abelhas, as fêmeas são sempre ______ e, podendo se desenvolver em rainhas (______) ou operárias (______), dependendo da alimentação. Enquanto os machos originam-se de ovos não fecundados, fenômeno chamado de ________ e, em consequência, são indivíduos sempre _______.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a letra A. Vamos entender o porquê, passando pelos conceitos relevantes.
As abelhas apresentam um sistema de determinação do sexo conhecido como haplodiploidia. Nesse sistema, as fêmeas são diploides, o que significa que possuem duas cópias de cada cromossomo, uma herança genética da mãe e outra do pai. Isso ocorre porque elas se desenvolvem a partir de ovos que foram fertilizados por espermatozoides. As fêmeas podem se tornar rainhas ou operárias, e isso é influenciado pelo tipo de alimentação que recebem durante o desenvolvimento larval — as rainhas recebem uma alimentação especial conhecida como geléia real.
Por outro lado, os machos são originados a partir de ovos que não foram fertilizados, fenômeno denominado partenogênese. Isso faz com que eles sejam haploides, contendo apenas um conjunto de cromossomos provenientes da mãe. Portanto, eles não têm pai e são geneticamente idênticos à mãe em relação ao conjunto haploide que possuem.
Com isso, podemos preencher as lacunas da seguinte maneira: "Assim, nas abelhas, as fêmeas são sempre diploides e, podendo se desenvolver em rainhas (férteis) ou operárias (estéreis), dependendo da alimentação. Enquanto os machos originam-se de ovos não fecundados, fenômeno chamado de partenogênese e, em consequência, são indivíduos sempre haploides."
As demais alternativas contêm erros em relação à biologia das abelhas e seus processos de reprodução e desenvolvimento. Por exemplo, a cissiparidade e a estrobilização são processos que não se aplicam ao contexto das abelhas e o fato de operárias serem estéreis ou férteis, o que não corresponde com a realidade desses insetos sociais.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo