Na perspectiva do interacionismo simbólico, parte-se da comp...
Na perspectiva do interacionismo simbólico, parte-se da compreensão de que os indivíduos são sujeitos do processo, no qual desenvolvem sua própria personalidade e, ao mesmo tempo, apropriam-se dos costumes e valores sociais em interação com o contexto sociohistórico em que cada pessoa se insere, por intermédio do convívio em vários grupos sociais (Borges, 2004). Em relação a essa perspectiva de análise, considere as afirmações a seguir:
I Considera-se a socialização como a maneira de um indivíduo tornar-se membro de um grupo, organização ou sociedade, em um processo no qual ocorre a transformação de um organismo em uma personalidade.
II A socialização implica sempre certo nível de conformismo, porque processa a inserção de alguém em um contexto de normas e costumes previamente definidos por outros, o que é incompatível com as possibilidades de realização e iniciativa pessoal.
III Socialização é um processo contínuo, que acompanha toda a vida sem se esgotar. A natureza vinculante desse processo tem um caráter histórico na concretude temporal e espacial do mundo.
IV O indivíduo é um produto do meio, fruto da dinâmica em que é sujeito e objeto ao mesmo tempo, onde há um espaço ilimitado de deliberação do sujeito.
Das afirmações, estão corretas: