A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, crônica, curáv...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2095921 Medicina
A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, crônica, curável, caracterizada por lesões de pele com alteração de sensibilidade, espessamento de nervo(s) periférico(s), acompanhado de alteração de sensibilidade.
A característica epidemiológica da doença de infectar grande número de pessoas, mas poucos adoecerem, caracteriza uma: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: A - Alta infectividade e baixa patogenicidade do agente.

Vamos entender por que essa é a alternativa correta. A hanseníase, também conhecida como lepra, é causada pelo Mycobacterium leprae, uma bactéria que apresenta alta infectividade, ou seja, tem grande capacidade de se espalhar e infectar muitas pessoas. No entanto, nem todos os infectados desenvolvem a doença, pois ela tem baixa patogenicidade, o que significa que a capacidade de causar sintomas clínicos em quem foi infectado é menor.

Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:

B - Alta infectividade e baixa imunogenicidade do anticorpo: A imunogenicidade refere-se à capacidade do agente ou componente de induzir uma resposta imune. Nessa alternativa, o termo "anticorpo" está mal empregado, pois o foco deveria ser nas características do agente infeccioso e não em uma resposta imune específica. Portanto, a opção não se alinha com a descrição de hanseníase.

C - Alta virulência e baixa mortalidade do agente: Virulência refere-se à gravidade ou letalidade da doença causada pelo agente. No caso da hanseníase, a virulência não é alta, pois a maioria das infecções não resulta em morte, mas sim em condições crônicas. Logo, esta alternativa não descreve corretamente a hanseníase.

D - Baixa infectividade e baixa patogenicidade do anticorpo: Assim como na alternativa B, o uso de "anticorpo" é inadequado aqui. Além disso, o Mycobacterium leprae tem alta infectividade, então esta alternativa contradiz a característica epidemiológica da hanseníase.

E - Baixa virulência e baixa mortalidade do agente: Embora a mortalidade da hanseníase seja de fato baixa, a questão principal é a alta capacidade de infecção com baixa manifestação clínica (patogenicidade). Portanto, esta alternativa não capta a natureza da alta infectividade da hanseníase.

Resumindo, a hanseníase é marcante por infectar muitas pessoas, mas apenas uma pequena proporção adoece, caracterizando-se por alta infectividade e baixa patogenicidade. Esta é a razão pela qual a alternativa A é a correta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa A - Alta infectividade e baixa patogenicidade do agente. A hanseníase é uma doença que pode ser transmitida através do contato prolongado com uma pessoa infectada, mas nem todos que entram em contato com a bactéria desenvolvem a doença. Isso significa que o agente causador da hanseníase tem alta capacidade de infectar, mas baixa capacidade de causar doença (patogenicidade). É importante destacar que, apesar de ser uma doença curável, ela pode levar a sérias incapacidades físicas e sociais se não for tratada precocemente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo