Escreva V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas as afir...
Leia o texto abaixo para responder à questão.
( ) “Muitas adolescentes ficam grávidas porque querem...” (linha 2). A autora, ao empregar “querem”, no presente do indicativo, confirma a sua certeza diante do fato expresso pelo verbo. ( ) “...os adolescentes a refletirem sobre as mudanças resultantes de uma gravidez na adolescência (linha 17). O uso do artigo “as” revela uma referência imprecisa ao substantivo “mudanças”. ( ) “Invariavelmente, descobrimos que o motivo que levou à gravidez está ligado à falta de perspectiva...” (linha 09). O sujeito sintático do verbo destacado é classificado como indeterminado. ( ) “apenas uma pequena fração engravida por acidente.” (linha 3). O verbo destacado é classificado como intransitivo.
A sequência CORRETA é
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (14)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
(v) “Muitas adolescentes ficam grávidas porque querem...” (linha 2). A autora, ao empregar “querem”, no presente do indicativo, confirma a sua certeza diante do fato expresso pelo verbo.
No modo indicativo, o verbo irá indicar uma certeza, afirmação ou convicção.
(f) “...os adolescentes a refletirem sobre as mudanças resultantes de uma gravidez na adolescência (linha 17). O uso do artigo “as” revela uma referência imprecisa ao substantivo “mudanças”.
O artigo é um determinante que antecede o substantivo. Temos artigo definidos = (o, a, os, as) e artigos indefinidos = (um, uns, uma, umas). Logo, se o termo se trata de artigo definido, não há que se falar em imprecisão.
(f) “Invariavelmente, descobrimos que o motivo que levou à gravidez está ligado à falta de perspectiva...” (linha 09). O sujeito sintático do verbo destacado é classificado como indeterminado. O sujeito é oculto, ou melhor, desinencial.(Nos descobrimo...)
(v) “apenas uma pequena fração engravida por acidente.” (linha 3). O verbo destacado é classificado como intransitivo.
o verbo engravidar tem sentido completo; logo, é verbo intransitivo.
A questão quer que analisemos as afirmações abaixo. Vejamos:
( ) “Muitas adolescentes ficam grávidas porque querem...” (linha 2). A autora, ao empregar “querem”, no presente do indicativo, confirma a sua certeza diante do fato expresso pelo verbo.
Verdadeiro. (Elas) querem é a 3ª pessoa do plural do presente do indicativo. O presente do indicativo é utilizado para falar de uma ação que ocorre no momento em que se fala. O indicativo é usado para transmitir uma ação certa e precisa.
.
( ) “...os adolescentes a refletirem sobre as mudanças resultantes de uma gravidez na adolescência (linha 17). O uso do artigo “as” revela uma referência imprecisa ao substantivo “mudanças”.
Falso. "As" é artigo definido e determina os substantivos de maneira precisa, logo, não há que se falar em "referência imprecisa". São artigos definidos: o, a, os, as.
.
( ) “Invariavelmente, descobrimos que o motivo que levou à gravidez está ligado à falta de perspectiva...” (linha 09). O sujeito sintático do verbo destacado é classificado como indeterminado.
Falso. O sujeito, nesse caso, é oculto: (nós) descobrimos. Sujeito desinencial, elíptico, oculto ou implícito: é expresso pela desinência verbal, está subentendido. Ex.: Estivemos em São Paulo. (Quem esteve? R.: Nós). Sujeito indeterminado: quando não se indica o agente da ação verbal. Ex.: Atropelaram uma senhora na rua. (Quem atropelou a senhora? Não se sabe!)
.
( ) “apenas uma pequena fração engravida por acidente.” (linha 3). O verbo destacado é classificado como intransitivo.
Verdadeiro. "Engravidar" é verbo intransitivo, pois tem sentido completo e não precisa de complementos: quem engravida engravida!
.
Gabarito: Letra C
"por acidente" é adjunto adverbial ?
“apenas uma pequena fração engravida por acidente.” (linha 3). O verbo destacado é classificado como intransitivo.
Para saber se é intrasitivo, pergunta-se ao verbo pelo sujeito:
Quem é que engravida por acidente?
Apenas uma pequena fração. (Sujeito)
Engravida por acidente (predicado )
Por acidente tem cheiro de circunstância, logo, é um adjunto adverbial. Significa que pode ser retirado da oração. Portanto, o verbo será intrasitivo
Gabarito (C)
I) Verdadeiro.
II) Falso, pois o "as" faz referência direta/precisa a "mudanças".
III) Falso, pois “Invariavelmente, (nós) descobrimos que o motivo que..." 1ª pessoa do plural.
IV) Verdadeiro, posto que Intransitivo é aquele que não precisa de complemento para ter sentido completo, ou seja, quem engravida, engravida e pronto. ex: Vovó morreu em pé -> não precisa do "em pé", é irrelevante já que ela morreu.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo