O Gerenciamento de Riscos engloba uma série de atividades qu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q76033 Segurança e Saúde no Trabalho
O Gerenciamento de Riscos engloba uma série de atividades que devem ser empreendidas pelos profissionais que integram o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do trabalho das organizações. Uma dessas atividades é a análise de riscos, que pode ser efetivada com auxílio da
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a Alternativa A.

O tema central da questão é o Gerenciamento de Riscos no contexto de Segurança e Saúde no Trabalho. Essa área é fundamental para garantir um ambiente seguro, minimizando a probabilidade de acidentes e danos à saúde dos trabalhadores. O gerenciamento de riscos envolve diversas atividades, sendo a análise de riscos uma das mais importantes, pois permite identificar, avaliar e propor medidas de controle para os riscos existentes no ambiente de trabalho.

Análise Preliminar de Riscos (APR) é uma técnica que se destaca por antecipar-se aos riscos, sendo a primeira abordagem para identificação de potenciais falhas que possam impactar o sistema. A APR classifica como falha marginal ou limítrofe aquela que pode degradar o sistema, mas que não leva a danos ou lesões significativas e que pode ser controlada adequadamente. Portanto, a definição apresentada na Alternativa A está correta.

Vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

Alternativa B: A Técnica de Incidentes Limites (TIL) não é uma metodologia reconhecida no contexto de gerenciamento de riscos em segurança do trabalho. A descrição fornecida é confusa e não condiz com práticas estabelecidas, tornando-a incorreta.

Alternativa C: A Técnica do Ato Inseguro (TAI) mencionada não é um método de análise de riscos formalmente reconhecido. O conceito de "ato inseguro" faz parte da teoria comportamental dos acidentes, mas não é uma técnica de análise em si. Assim, a alternativa também está incorreta.

Alternativa D: A Hazard Analysis and Operability Study (Hazop) é uma técnica sistemática usada para identificar riscos e problemas potenciais em processos industriais, principalmente na indústria química e de processos contínuos. Embora seja uma técnica válida, a descrição na alternativa não captura corretamente seu propósito e aplicação, sendo assim considerada incorreta.

Alternativa E: A Análise de Modos de Falhas e Efeitos (AMFE) é uma metodologia utilizada para identificar possíveis falhas em sistemas, processos ou produtos durante a fase de concepção. A descrição fornecida está correta sobre o que é a AMFE, mas ela não se encaixa na definição de análise de riscos preliminar, como é o foco da questão. Portanto, trata-se de uma alternativa incorreta.

Espero que essa explicação tenha ajudado a entender melhor a questão e a importância do gerenciamento de riscos no ambiente de trabalho. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra A.

A APR consiste no estudo, durante a fase de  concepção ou desenvolvimento preliminar de um novo sistema, com o fim de se determinar os riscos que poderão estar presentes na fase operacional do mesmo (De Cicco & Fantassini, 1985). 

A APR determina as categorias de riscos listadas na Tabela 1.

Tabela1. Categorias de riscos e descrição das consequências de acidentes*.

Categorias ou Classes deRisco Descrição das consequências de acidentes

I - Desprezível: A falha nãoirá resultar numa degradação maior do sistema, nem irá produzir danosfuncionais, lesões ou contribuir com um risco ao mesmo.

II - Marginal ou Limítrofe: Afalha irá degradar o sistema numa certa extensão, porém sem envolver danos maioresou lesões, podendo ser compensada ou controlada adequadamente.

III - Crítica: A falha irádegradar o sistema, causando lesões, danos substanciais ou irá resultar numrisco inaceitável, necessitando ações corretivas imediatas.

IV - Catastrófica: A falhairá produzir severa degradação do sistema, resultando em sua perda total,lesões ou morte.

*Baseado em De Cicco & Fantazzini (1985).

Fonte: http://www.cpap.embrapa.br/publicacoes/online/CT64.pdf

São considerados Análise de risco três técnicas que são cobradas 90% em concurso, são elas: 

Análise Preliminar de Riscos (APR) • Análise de Modos de Falha e Efeitos (AMFE) • Análise de Operabilidade de Perigos (HAZOP)
 

Deixando apenas 3 alternativas agora, letra A, Letra D, letra E

Letra a - correto

 

Letra d - na verdade ele esta falando do AMFE

Letra e  - esta falando da APR.

 

AAnálise Preliminar de Riscos - APR, que classifica como falha marginal ou limítrofe aquela que irá degradar o sistema sem danos ou lesões, podendo ser controlada adequadamente.

CORRETO!

BTécnica de Incidentes Limites - TIL, que consiste na avaliação de não conformidades por meio do estudo comparativo das variáveis do processo que implicam algum tipo de risco aos operadores.

Desconheço.

CTécnica do Ato Inseguro - TAI, que permite a identificação prévia, nas condições de trabalho, das circunstâncias em que o comportamento dos trabalhadores é o determinante do acidente.

Desconheço.

DHazard Analyse Operation - Hazop, que implica revisar de modo sistêmico os modos de falhas dos principais componentes e seu impacto no funcionamento da organização.

Descreveu a técnica de análise de risco AMFE (analisa os equipamentos e despreza o erro humano).

EAnálise de Modos de Falhas e Efeitos - AMFE, que é o estudo, durante a concepção de um novo sistema, dos riscos que poderão estar presentes na sua fase operacional.

Descreveu a APR, que é indicada para casos onde não se tem muitas informações de como será a operação.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo