Os pensadores da Escola Jônica buscaram explicar o mundo por...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A filosofia de Tales baseava-se em três teses principais:
- Tudo que conhecemos é feito de água e o homem é mais um ente desse meio;
- todas as coisas, incluso as inanimadas, estão cheia de vida;
- por outro lado, as mudanças e a geração só podem ser alcançadas pela condensação e a rarefação.
Quanto à estética, dizia que a busca pelo conhecimento, era o objeto mais belo que podíamos ter.
Ocupou-se em explicar mais os fenômenos da natureza e da matemática. Portanto, não fez grandes considerações sobre a ética e os seres humanos.
Seguindo os passos de Tales de Mileto, Anaximandro tentou desvendar o mistério sobre o princípio único e primordial da vida, que para seu mestre, era a água.
Foi assim que ele criou o conceito de “ápeiron”, que difere da “arché” desenvolvida por Tales. Assim, a “arché” inclui um dos quatro elementos como gerador de tudo (água).
Já o “ápeiron” define que o mundo teve origem de uma substância indefinida, que representava o infinito e o indeterminado.
Nas palavras do filósofo: “O que vem antes e depois do finito, tende a ser infinito”.
Segundo ele, o “ápeiron” era indestrutível e representava a massa geradora do cosmo e dos seres. Era criado pela luta entre os elementos contrários, como o frio o calor, o úmido, o seco, etc.
Além disso, Anaximandro desenvolveu teorias astronômicas. Ele conseguiu medir a distância entre as estrelas e afirmou que a Terra era cilíndrica e estava no centro do universo (obliquidade da eclíptica e o quadrante solar).
Na área da geografia e astronomia foi o primeiro da história a desenhar um mapa celeste e um terrestre.
Há ainda uma teoria de que ele tenha sido o inventor do (Gnômon). Outras versões dizem que esse conceito já existia e que foi o filósofo que o introduziu na Grécia Antiga.
Em resumo, Anaximandro foi um visionário e suas ideias são atualmente utilizadas na ciência, tendo relação com a Física Moderna.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo