A tuberosidade glútea é um detalhe anatômico localizado na:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A - Epífise proximal do fêmur em sua face lateral.
Vamos entender por que essa alternativa está correta:
A tuberosidade glútea é uma saliência óssea localizada na face lateral do fêmur, mais especificamente na sua epífise proximal. Ela serve como um ponto de inserção para o músculo glúteo máximo, um dos principais músculos responsáveis pela extensão e rotação externa do quadril. Conhecer a anatomia do fêmur e suas estruturas é essencial para fisioterapeutas e profissionais de saúde, pois isso impacta no entendimento da biomecânica do corpo e em intervenções clínicas.
Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:
B - Epífise proximal do fêmur em sua face medial: A face medial do fêmur na sua epífise proximal não contém a tuberosidade glútea. Em vez disso, esta área inclui outras estruturas como a cabeça do fêmur e o colo femoral, que são importantes para a articulação do quadril.
C - Epífise distal do fêmur em sua face medial: A epífise distal do fêmur está localizada próxima ao joelho e contém as côndilos medial e lateral, que articulam com a tíbia. Portanto, esta região não está relacionada à tuberosidade glútea.
D - Nenhuma das alternativas: Esta alternativa está incorreta porque, como discutido, a alternativa A descreve corretamente a localização da tuberosidade glútea.
Para responder a essa questão, o aluno precisa ter um bom conhecimento da anatomia do sistema esquelético, especialmente dos ossos do membro inferior, e entender as funções e inserções musculares, que são temas essenciais na área de Fisioterapia.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito A
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo