Considerando o texto acima como referência inicial, julgue o...
Mais da metade dos servidores expulsos do governo federal em 2017 praticou corrupção, diz CGU
O governo federal expulsou 506 servidores em 2017 por irregularidades, de acordo com relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) divulgado no dia 8 de janeiro de 2018.
Segundo o relatório, o principal motivo das expulsões foi a corrupção, em 335 dos 506 casos (66%). Abandono de cargo, ausência sem justificativa e negligência também motivaram as expulsões, segundo a CGU.
Do total de expulsos do ano passado, 424 foram demissões de funcionários efetivos, 56 cassações de aposentadorias e 26 foram destituídos de cargos em comissão. Os dados não incluem os empregados de empresas estatais, como Caixa, Correios e Petrobras.
Desde 2003, o governo federal já expulsou quase 7 mil servidores. Os estados com número mais elevado de punições foram Rio de Janeiro (1.211), Distrito Federal (800) e São Paulo (716).
Entre os atos relacionados à corrupção, a CGU aponta uso do cargo para proveito pessoal, recebimento de propina ou vantagens indevidas, utilização de recursos do local de trabalho em serviços ou atividades particulares, improbidade administrativa (ato de agente público contra a Administração Pública) e lesão aos cofres públicos e ao patrimônio nacional.
Internet: <https://g1.globo.com/>
Considerando o texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir de acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto n.º 1.117/1994).
As instituições públicas devem se pautar pela ética e o
agir ético do Estado é exercido por pessoas físicas, como,
por exemplo, os servidores públicos.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema Central da Questão:
A questão aborda a importância da ética no serviço público, especificamente no contexto das instituições públicas e o papel dos servidores públicos no exercício de ações éticas. O conhecimento necessário para resolver essa questão envolve entender o Decreto nº 1.171 de 1994, que estabelece o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.
Alternativa Correta: C - certo
A alternativa correta é "C - certo". O Código de Ética Profissional destaca que a ética é um dos pilares fundamentais das ações do Estado e que os atos éticos são realizados por pessoas físicas, ou seja, pelos servidores públicos. As instituições públicas devem se pautar pela ética, e os servidores são os agentes que exercem essa ética no dia a dia, tornando essa alternativa correta.
Análise das Alternativas:
Por que a alternativa "C - certo" está correta? O texto e o Código de Ética indicam que a ética nas instituições públicas é exercida pelos servidores, alinhando-se com o princípio de que o comportamento ético do Estado é manifestado por meio de seus funcionários.
Por que a alternativa "E - errado" está incorreta? A alternativa "E - errado" estaria incorreta por ir contra a ideia central do Código de Ética, que afirma que a ética institucional é vivida através da conduta dos servidores públicos. Não há nada no texto ou no decreto que sugira que a ética não seja exercida pelos servidores.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
DECRETO Nº 1.171/1994
I – A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos;
III – A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.
XII – Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.
Observem que todos os referidos incisos trazem em si a ideia de que o agir ético do Estado é exercido por seus servidores, que são como representantes das instituições nas quais trabalham. Desse modo, a ética dos seus servidores é que consolida a ética da institução pública.
Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa
-------------------
Gabarito: Certo
CERTO
No exercício de suas funções, as autoridades públicas deverão pautar-se pelos padrões da ética, submetendo-se especialmente aos deveres de honestidade, boa-fé, transparência, impessoalidade, decoro e submissão ao interesse público.
Não aguento mais Quadrix nesse filtro
Gabarito: Certo
Trabalho do servidor público é regido por princípios éticos que se materializam na forma de prestação de serviços.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo